Visita ao MASP
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental visitam acervo e criam obras em ateliê.
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de agosto de 2014.
Observar e vivenciar a arte, essas foram as recomendações dadas aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, na saída pedagógica ao Museu de Arte de São Paulo, MASP.
No imponente edifício projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, cravado no coração da mais paulista das avenidas, os alunos do 2º ano puderam, por intermédio de uma visita monitorada, conhecer as exposições “Passagens por Paris – Arte Moderna na Capital do século XIX”, “O Triunfo Do Detalhe (E depois, nada)” e “Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado”.
Com a proposta do professor de Arte do 1º ciclo do Ensino Fundamental, William Rosa, entre as obras de Van Gogh, Monet, Renoir, Picasso, Botticelli e Delacroix, de elegerem uma de que mais gostassem, as crianças mantiveram olhos e ouvidos atentos ao que o orientador explicava sobre os movimentos e os artistas para, então, escolherem sua preferida.
William reitera que o objetivo da visita ao museu, para essa faixa etária, não é ver todo o acervo, mas sim um recorte específico, previamente combinado, que reforce e contribua para a produção e o aprendizado nas aulas. “Nessa visita, os alunos passaram por obras que representam diferentes estilos da construção da figura humana e da natureza morta e também por um conjunto de obras (pintura e escultura) que tem por contexto cenas míticas, em que a narrativa histórica das personagens é também um elemento a ser contemplado”, explica William.
Terminado o roteiro de visitas e inspirados pela atmosfera criativa do universo da arte, os alunos foram até o ateliê do Masp, onde uma infinidade de possibilidades os esperavam para a confecção de uma obra, que estará exposta no cluster 3 até a reunião de pais.
Segundo a orientadora do ateliê, Patrícia Sertório, o espaço criado em 1998 tem como objetivo proporcionar uma vivência artística livre e autônoma. O ateliê faz parte do Projeto Educativo implantado e coordenado pelo artista plástico, educador e museólogo Paulo Portela Filho e que engloba o atendimento a visitantes e grupos por meio de visitas monitoradas, orientação do ateliê, assessoria aos educadores entre outras atividades.
O Ateliê do MASP está equipado para atividades de marcenaria, desenho, pintura, modelagem, construção de objetos e gravura. Trata-se de um espaço múltiplo, que recebe escolas, empresas e visitantes no geral, onde o participante pode escolher técnicas e materiais diferentes com a orientação da equipe de educadores do ateliê.
Para a aluna Isabela Prado Katudjian, do 2º A, o espaço permite liberar a imaginação, “eu fiz uma mesa, um gato e um brinquedinho do gato, porque eu sempre quis ter um gato, mas meu pai nunca deixou. Eu usei madeira, tampinhas, pote plástico, tinta e fita adesiva, a parte mais difícil foi serrar a madeira e pregar”.
O aluno Gabriel Monteiro Uhlmann, do 2º B, que fez um ônibus com propulsores de rolos de papel, empenhou-se bastante em sua criação: “foi emocionante quando eu fui criar, mas também foi difícil, porque a parte de cima não queria colar, eu gostei do lugar e das pessoas que estavam lá e vou querer voltar sempre”.
Para o professor William, a atividade de visita ao museu é parte fundamental para o processo de aprendizagem em Arte, tanto para ampliação do repertório estético e imagético, quanto para o processo de identificação e classificação da Arte como elemento histórico, presente nas diferentes culturas e etnias. “A visita e apreciação orientada ao MASP, seguida da atividade prática no atelier, é uma excelente combinação, pois aprimora o olhar a partir de obras originais de artistas consagrados, com a prática criativa, interagindo com materiais e procedimentos variados, em um ambiente de experimentação e aprendizado", afirma.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Veja mais fotos em: Álbuns Relacionados