Encontro TE: Leitura e escrita mediadas pela tecnologia
Departamento de Língua Portuguesa apresenta frentes de trabalho mediadas pela tecnologia no Ensino Fundamental II
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de novembro de 2015.
Durante o encontro que aconteceu em 11 de novembro, a professora-chefe do departamento de Língua Portuguesa, Lilian Lisete Garcia da Silva, introduziu a apresentação das professoras de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos falando sobre o rumo do ensino de línguas nas escolas, que, há alguns anos, passou a questionar a falta de função e de aplicabilidade dos conhecimentos convencionalmente ensinados para a vida cotidiana.
Lilian citou os conceitos de letramento e de capacidade de leitura para a cidadania, preconizados nos PCNs (parâmetros curriculares nacionais), e destacou que a relevância do texto está diretamente ligada a uma situação comunicacional legítima, defendendo que quando essa situação é artificial ou muito restrita ensina-se muito pouco.
Com base nessas premissas, o trabalho do departamento de Língua Portuguesa do Colégio Miguel de Cervantes é pautado em provocar situações comunicacionais relevantes e interessantes, proporcionando significado à produção dos alunos e estimulando a leitura como um componente que alicerça o conhecimento e o desenvolvimento da escrita.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
No encontro, foram apresentadas quatro frentes de trabalhos amparadas pelo uso da tecnologia.
Curso Especial de Leitura e Compreensão
Ministrado pela professora Roberta Fernandes, o curso foi desenvolvido para alunos que precisam aprimorar as habilidades de compreensão e interpretação de textos.
Os alunos que apresentam alguma deficiência nessa habilidade são convidados a participar dos encontros semanais. Durante aproximadamente 50 minutos, os alunos recebem fichas de textos de várias disciplinas com uma proposta de sequência de procedimentos que se repetem a fim de que os alunos se apropriem e sistematizem estratégias para compreensão dos textos e enunciados.
Após o sucesso dessa experiência e com base nos resultados obtidos, a professora, em parceria com a equipe de tecnologia educacional, está desenvolvendo para 2016 o curso no ambiente virtual do Moodle. Essa integração facilitaria o aumento do banco de questões e possibilitaria distribuí-las em três níveis: fácil, médio e difícil, direcionando o aluno à medida em que ele fosse acertando as respostas, tornando o processo mais instigante e desafiador.
Após a apresentação, os professores puderam testar a atividade no Moodle e constatar a eficiência do processo resolvendo as questões, passando as fases e, inclusive, observando o caminho ao qual o aluno é direcionado quando erra uma questão.
Curso de Escrita Avançada
A professora Fernanda Rodrigues Baruel apresentou o trabalho realizado com os alunos dos 7º, 8º e 9º anos no curso de escrita avançada. Divido em três módulos, a professora prepara os alunos para a cobertura jornalística dos eventos da Feira do Livro e da Hispanidad e trabalha o gênero narrativo conto.
O curso promove um espaço de produção textual com a participação ativa dos alunos que contempla um desejo muito forte de expressão escrita por parte do escritor aprendiz e utiliza a tecnologia como meio comunicacional.
Este ano, na cobertura dos eventos, os alunos trabalharam as dimensões do jornalismo on-line e do telejornalismo, tendo como resultado os incríveis hot sites* produzidos por eles sob a orientação dos professores e sempre com o suporte pautado na tecnologia para a produção e disseminação dos conteúdos.
Sala de Leitura
As professoras Anna Karolina Miranda Oliveira e Maria Beatriz Ribeiro Kachan Bordignon apresentaram o trabalho da Sala de Leitura do Fundamental II, um programa de leituras construído pelo próprio aluno para o ano todo e que pretende estimular o prazer da leitura.
Com premissas estipuladas pelas professoras, mas com abertura para que o próprio aluno construa durante o ano a sua programação de leituras, a sala reserva um momento dentro do planejamento das aulas de língua portuguesa para que o aluno realize leituras adequadas a sua faixa etária e de acordo com seu interesse.
Por meio de uma seleção de títulos e autores, às vezes sugeridos pelos professores, às vezes indicados pelas famílias ou escolhidos por eles, os alunos têm a meta e o desafio de lerem um livro de aproximadamente 150 páginas do gênero narrativo por mês.
Periodicamente, os alunos escolhem o tipo de registro das leituras com as fichas disponíveis no Moodle e com a proposta de trocar entre os pares a leitura desses registros. O resultado é uma forma interativa de compartilhar as impressões e sugestões de leitura.
Produção de Texto
As professoras Leila Maria Pereira e Roberta Fernandez apresentaram as oficinas de produção de texto referentes ao gênero resenha crítica, desenvolvidas com os alunos do 8º ano.
Nas oficinas, os alunos leram uma obra e pesquisaram a biografia da autora Thalita Rebouças. Eles também participaram de uma videoconferência com a autora, na qual puderam conhecer e tirar dúvidas sobre a carreira e a atividade de escritora. Após a pesquisa, por meio de uma sequência proposta pelas professoras na plataforma Moodle, os alunos preparam uma resenha com a avaliação, argumentação e conclusão do livro.
Por meio do livro didático utilizado em sala de aula, que também possui uma versão virtual e interativa, ao longo da oficina, os alunos foram construindo um texto argumentativo para validar a avaliação feita por eles.
Ainda relacionado à produção de texto, as professoras Simone Seifertt Deffent Migliari e Fernanda Rodrigues Baruel apresentaram uma sequência didática relacionada ao gênero comentário, concebida para ser trabalhada em ambiente virtual com os alunos do 9º ano.
Para a Simone, o uso das tecnologias facilita e enriquece a produção, pois permite respeitar o ritmo de cada aluno e trazer conteúdos multimídia que enriquecem a proposta e as pesquisas dos alunos. Além disso, amplia a conexão entre eles, possibilitando uma rápida e eficaz correção entre pares e proporcionando um maior acesso de leitores aos textos. </sp