Colégio Miguel de Cervantes comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor
Atividades do Dia do Livro aquecem os preparativos para a 32ª Feira do Livro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de abril de 2015.

Para celebrar o dia 23 de abril, data de falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, que foi instituída pela Unesco, desde 1995, como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, os alunos do Colégio Miguel de Cervantes homenagearam o autor de Dom Quixote e o avanço cultural e social que a leitura proporciona.

Dentre as várias atividades que aconteceram no Colégio, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental assistiram, no dia 22 de abril, a uma palestra com Jaime Pedrol*, diretor gerente do Colégio, que, a convite das professoras de Língua Espanhola, Maria Irene Alicia Molinero Brasso e Lissette Paulina Deformes Moreira Gemignani, falou sobre a vida e obra de Miguel de Cervantes.

Durante a palestra, o diretor apresentou um panorama do contexto cultural da época em que a El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha foi escrito e enfatizou a sátira aos livros de cavalaria e de entretenimento.

Jaime destacou a relevância do romance, traduzido em 165 idiomas e considerado o livro mais reproduzido até hoje depois da Bíblia. Para ele, o modelo da trama e a genialidade do personagem, que dialoga com muitos aspectos da condição humana, são os principais motivos que faz a obra ser atual até os dias de hoje. “Em Dom Quixote estão representados o ideal e a realidade. O ser humano vive em um conflito permanente entre a poesia do indivíduo e a prosa do mundo. Temos grandes ideais, mas a realidade muitas vezes nos impede de alcançar nossas aspirações. O conflito entre realidade e desejo, que é representado inúmeras vezes em toda a história da literatura e da arte contemporânea após a publicação de Dom Quixote, é o que faz essa obra ser considerada o primeiro romance moderno”, explica Jaime.

Após a palestra, os alunos puderam tirar dúvidas sobre o tema e agradeceram ao diretor por sua eloquente apresentação.


Fotos: Silvio Luiz Canella

* O profesor Jaime Pedrol nasceu em Badalona, próximo a Barcelona, é doutor em Filologia e Literatura Espanhola pela Universidade de Barcelona. Foi chefe de estudos em Graus (uma cidade de Huesca, nos Pirineos), no Instituto Baltasar Gracián e em Andorra, no Instituto Espanhol de Andorra. Publicou trabalhos de Literatura sobre poesia espanhola do Século XX em diversas revistas especializadas da Espanha, Brasil, México e Andorra. No Colégio Miguel de Cervantes, no Brasil, foi professor de Língua Espanhola no 3º ciclo do Ensino Fundamental e chefe de estudos do Fundamental II e Ensino Médio. Atualmente, é diretor gerente.

Para saber mais sobre o Dia Mundial do Livro:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/