INSTITUCIONAL
Oficina de Aprendizagem
Já ouviu falar da Oficina de Aprendizagem?
Por: Marisol Lage I março de 2022.
A palavra aprender origina-se do Latim ad, “junto”, mais prehendere, “levar para junto de si”, assumindo metaforicamente o sentido de “levar para junto da memória”. Mas como se aprende?
Foi com a finalidade de refletir sobre o processo de aprender que a Oficina de Aprendizagem, que já existe há alguns anos no colégio, foi cuidadosamente reelaborada pelas psicopedagogas Marisol Lage e Silvia Kocinas. Baseadas em alguns princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, as psicopedagogas pensaram em temas e dinâmicas que contemplam metacognição, autoconhecimento e atitudes implicadas no aprender, como perseverança, engajamento e organização.
A oficina de aprendizagem já teve início em fevereiro com um grupo de alunos do 4º Ciclo.
Nesses encontros, os alunos tiveram a oportunidade de refletir e discutir sobre fatores que estão envolvidos no processo/ato de aprender por meio de vídeos, discussões, práticas e reflexões.
Dessa forma, o objetivo da oficina não se restringe apenas a formar bons alunos, mas também contempla a formação de bons aprendizes para todas as instâncias da vida.
Apresentamos abaixo os temas que foram desenvolvidos nos encontros:
- QUE FORÇA ESSA?
Força de vontade.
- A IMPORTÂNCIA DE DEFINIR OBJETIVOS COM A PESSOA MAIS IMPORTANTE: VOCÊ!
Compromisso assumido.
- AMBIENTE ARRUMADO, CABEÇA ORGANIZADA
Como organizo meu tempo e meu espaço.
- APRENDEMOS DA MESMA MANEIRA? DO QUE O MEU CÉREBRO PRECISA?
Diferentes formas de aprender (variabilidade).
- O QUÊ? ONDE? PARA QUANDO?
Planejamento e organização – análise das diferentes ferramentas: checklist, agenda e diário.
- É POSSÍVEL APRENDER A APRENDER?
- Conhecendo o meu funcionamento.
- PEQUENAS AÇÕES – GRANDES PASSOS:
Meu saber conta.
Sem medo de errar.
- DO QUE MEU CÉREBRO PRECISA?
A importância do sono.
Alimentação saudável.
Iteração – prática reflexiva.
- TÉCNICAS… AJUDAM?
Esquema.
Mapa Mental.
Paráfrase.
Resumo.
Ensinando se aprende.