Cervantíada 2015 do Ensino Fundamental
De 23 a 24 de outubro, o Colégio reverencia o esporte, a vida e o respeito às diferenças
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de outubro de 2015.
A Cervantíada do Colégio Miguel de Cervantes, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, trouxe este ano para a cerimônia de abertura os temas da cooperação e do ciclo da vida. O coordenador do departamento de Educação Física, Eduardo Santos Monfort, abriu o evento agradecendo a presença de todos, apresentou o desfile das delegações e a entrada das alunas de dança espanhola portando as bandeiras do Brasil, da Espanha, da União Europeia e de São Paulo.
Para o hasteamento das bandeiras, foram convidados como representantes da comunidade Cervantina a chefe de estudos de Educação Infantil e Fundamental I, Tereza Yañez Rubiero, o chefe de estudos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Juan Rivero Corredera, o professor de Língua Espanhola da Educação Infantil, Manuel Rincón Sierra, e o ex-professor de educação física, José Roberto Fontolan.
Após a execução dos hinos nacionais brasileiro e espanhol, os alunos Carolina Plihal Ferreira, Rodrigo Rapacci Sleiman, Beatriz Fortes e Henrique Neves Dualibi desfilaram com a tocha olímpica, e os alunos Sofia Lorenzo Von Uhlendorff e Luís Guilherme Cabeza Pires, que receberam o Prêmio Fair Play na Cervantíada do Ensino Médio, acenderam a pira olímpica.
Em homenagem a sua dedicação e empenho nas atividades esportivas do Colégio, o aluno Murilo Henrique Dorion Nieto foi chamado para recitar o juramento do atleta.
A diretora pedagógica, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, em nome do diretor gerente Jaime Pedrol, declarou oficialmente o início dos jogos da Cervantíada do Ensino Fundamental 2015, chamando a atenção para a importância das atividades esportivas na educação. Em suas palavras, “A realização de jogos cooperativos valoriza a participação, o espírito de colaboração e a interação entre as equipes. Por meio do exercício da cooperação e solidariedade, conseguimos alcançar uma convivência de paz e harmonia”.
Fotos: Rafael Vieira
Na sequência, as alunas de dança espanhola do Colégio e do projeto Cervantes Solidário animaram o público ao ritmo de Rumbas Flamencas, e aproximadamente 60 alunas da ginástica artística, em uma emocionante coreografia, interpretaram a perseverança e a determinação que nos impulsionam a completarmos o ciclo da vida e a busca pela perfeição executando graciosos movimentos de força e elasticidade.
Após a abertura, iniciaram-se as competições das equipes vermelha, amarela, azul e verde. Para os alunos do Ensino Fundamental I, os jogos são semicooperativos, sendo alguns deles com regras adaptadas, e têm como objetivo principal estimular a interação, a motivação e a valorização da prática esportiva, sem ênfase na competição. Nessa faixa etária, todos os alunos são premiados.
Durante a manhã, o evento recebeu a visita da atleta de badminton Sandra Sorpreso, que coordena o esporte na Academia Competition. Na oficina montada, os alunos e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o esporte.
Os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental realizaram competições interclasses nas modalidades voleibol, handebol, futebol, dodgeball e basquetebol e, a exemplo da Cervantíada do Ensino Médio, concorreram ao prêmio Fair Play, que estimula a ética e a boa prática esportiva.
Veja mais fotos em ábuns relacionados.