Integração entre Matemática e a Sétima Arte
Exibindo novos significados para o conhecimento matemático por meio do cinema

Por: Roberta Mendes dos Santos

Trazer para as aulas de matemática a linguagem do cinema, em que as tramas e ambiguidades humanas estão contextualizadas pelo amor à matemática, trouxe para mim resultados concretos, mas também intangíveis e inspiradores.

Despertar a curiosidade, habilitar os estudantes a compreender o universo matemático além do curricular foram alguns dos objetivos almejados por mim ao trabalhar o filme “Estrelas além do tempo” (“Hidden Figures”) com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A experiência fez com que eles percebessem que o estudo da Matemática está muito além da resolução de problemas dos livros didáticos. É perceber que estamos envolvidos com a Matemática, olhar ao redor e se dar conta da importância em nosso cotidiano, na geometria, nos conhecimentos matemáticos, na análise de um gráfico, na escala, nas finanças, na culinária, na medicina, na obtenção de medidas diversas, na contagem do tempo, nas relações interpessoais compartilhando saberes e em outras inúmeras circunstâncias.

Já perdi a noção de quantas vezes ouvi meus alunos perguntarem: “Quando vou aplicar esse conteúdo em minha vida?” ou “Para que eu preciso aprender esse conteúdo?”.

Sabemos, como professores, que muitos conteúdos nos ajudam a desenvolver muitas habilidades e competências para resolver problemas do dia a dia, problemas esses que não necessariamente envolverão números. É preciso desenvolver o raciocínio lógico, o cálculo mental, a habilidade de não nos deixarmos enganar como consumidores, de pensar e agir rapidamente em muitas situações.

Como na década de 60 não existiam computadores potentes para realizar cálculos complexos, a NASA contava com equipes conhecidas como “computadores humanos”, isto é, pessoas responsáveis pelos cálculos que envolviam a astronomia e astronáutica. Essas pessoas eram encarregadas de conferir os cálculos a próprio punho, contando apenas com o auxílio de uma calculadora simples, dessa forma, garantindo a ida e a vinda dos astronautas que viajavam pelo espaço. Muitas habilidades eram desenvolvidas e testadas nesse processo.

No roteiro do trabalho, iniciei o texto fazendo a seguinte pergunta: com que propósito você levanta todos os dias? O objetivo era fazer com que eles tentassem expor suas expectativas, desejos e perspectivas para o futuro. Alguns não sabiam o que escrever, mas vários já sabiam qual carreira seguir.

Procurei mostrar para eles que as três protagonistas do filme, mesmo sofrendo muito com a segregação racial por serem negras, foram corajosas e determinadas a realizar um sonho. Na infância, Katherine Johnson foi considerada uma criança com altas habilidades, muito inteligente para sua idade. Quando adulta, tornou-se uma matemática brilhante e foi escolhida para trabalhar no Grupo de Missão Espacial, na NASA, onde precisou superar inúmeras barreiras por ser mulher e negra. Dorothy Vaughan sempre gostou de física e mecânica, trabalhava como supervisora das “mulheres-computador negras”, como eram chamadas. Assim que a NASA comprou um IBM, ela resolveu aprender a linguagem Fortran e ensinar as mulheres a programar, pois percebeu que esse computador substituiria muitas pessoas e elas seriam dispensadas. Mary Jackson sonhava em ser engenheira. Como seu pedido fora negado, ela resolveu correr atrás de seu sonho e apelou para a justiça, tornando-se a primeira mulher negra a estudar na Universidade de Virgínia e a primeira engenheira da NASA a trabalhar na construção da cápsula que lançaria o homem ao espaço.

Os alunos gostaram e se emocionaram com o longa, que surtiu comentários em sala de aula por muitos dias, otimizando a troca de ideias e estimulando o espírito crítico. Houve grande envolvimento e muita seriedade na realização do trabalho, que sobrexcedeu a concepção da matemática como objeto prático que eles tanto pressupunham.  

Durante a exibição do filme, os alunos anotaram suas observações para em grupo elaborarem um texto a partir dos temas e questionamentos: A importância da Matemática em nossa vida; Quais são as principais áreas da Matemática?; A importância da Matemática no filme. Para que a utilizaram?; O que vocês entendem por segregação racial?; O chefe queria alguém que, além de ser excelente em Matemática, “olhasse ao seu redor”. Levantem hipóteses e expliquem o que essa expressão pode significar dentro desse contexto.

Individualmente, foi proposta a elaboração de um pequeno texto com a seguinte reflexão: Com qual propósito você se levanta todos os dias? Qual seu objetivo e como quer ser lembrado daqui a 100 anos?

O resultado foram textos repletos de observações que consolidaram meus objetivos. A sementinha da curiosidade, da percepção e do olhar diferenciado para a Matemática foi plantada. Espero que eles desenvolvam bons frutos no futuro, com a sensibilidade que eles demonstraram ao final dessa atividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roberta Mendes dos Santos é Bacharel e Licenciada em Matemática com Ênfase em Informática, Geometria e Física pela Universidade Paulista UNIP. Trabalha na área da educação desde 1987 e é professora no Colégio Miguel de Cervantes desde janeiro de 2009.