Encontro de Formação – Relato de Experiências com Tecnologia
Encontro de formação da Equipe de Tecnologia Educacional apresenta atividades pedagógicas desenvolvidas com o uso de recursos tecnológicos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |29 de outubro 2014.

The world’s children’s prize – Prêmio das crianças do mundo

No encontro de 29 de outubro, as professoras Claudia Bruno Galván, professora de Espanhol do 4º ciclo, e Samira Diniz de Souza, professora de Espanhol do Ensino Médio, apresentaram os trabalhos desenvolvidos com os alunos de 8º do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, relacionados ao The world’s children’s prize.

Em um trabalho colaborativo que unificou alunos de ciclos e salas diferentes e que proporcionou interação e exercício de tolerância e respeito, ao longo dos 2º e 3º trimestres, os alunos produziram vídeo-reportagens, campanhas publicitárias e histórias em quadrinhos sobre o trabalho voluntário, a premiação e os três candidatos indicados ao prêmio.

Para viabilizar as atividades nos dois segmentos, as professoras utilizaram a plataforma Moodle como suporte para organizar, planejar, propor as tarefas e como veículo de interação entre eles.

Os alunos participaram e votaram no prêmio e seguem desenvolvendo o trabalho que ainda está em andamento mesmo após o anuncio da vencedora Malala Yousafzai.

Uso de aplicativos em projeto de estudo do meio

Os professores Haroldo de Godoy Bueno, professor de Geografia do 3º ciclo, e Anna Karolina Miranda, professora de Língua Portuguesa do 3º ciclo, apresentaram o aplicativo que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental utilizaram para registrar suas pesquisas realizadas na viagem de estudo de meio a Cananéia e Ilha do Cardoso.

O aplicativo, desenvolvido pelos professores e alunos a partir da plataforma Fábrica de Aplicativos, pode ser baixado em qualquer aparelho móvel e auxiliou todo o processo de registro das atividades realizadas durante a viagem.

Para o professor Haroldo, a maior motivação para utilizar o aplicativo como recurso foi pensar na sustentabilidade “encontrei no uso dos aplicativos a oportunidade de substituir o papel usado nas apostilas, pensando na sustentabilidade em suas diversas dimensões; não só ambiental, como social e econômica.”

Para os professores, outro aspecto positivo marcante foi o envolvimento dos alunos na construção do aplicativo, encontrando diversas possibilidades de aplicação e cooperativamente buscando soluções frente aos problemas no decorrer da atividade, criando significado no uso do recurso e principalmente no conteúdo a ser aprendido.

Viagem à Espanha no Google Maps

A atividade relacionada à viagem a Espanha realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, proposta pela professora de Cultura Espanhola, Rocío de Simón Eiras, consistiu no uso da ferramenta disponível do Google Maps para, de forma interativa, vincular as pesquisas dos alunos sobre os lugares visitados.

Para a professora, o aspecto positivo mais importante do uso dessa ferramenta foi a motivação dos alunos na produção das resenhas dos lugares por onde passaram no itinerário da viagem. Na atividade, eles precisavam identificar o local no mapa, pesquisar uma imagem representativa e produzir textos com informações históricas e arquitetônicas.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva