SALA DOS PROFESSORES
Implementação da Base Nacional Comum Curricular no Colégio Miguel de Cervantes
Por: Amélia do Rosário Morais Farré Salazar
No dia 20 de dezembro de 2017, o governo brasileiro homologou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Esse documento será referência para a (re) elaboração dos currículos das redes públicas e particulares de todo o território nacional.
Diante do dever de se iniciar a implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em 2019, a direção do Colégio Miguel de Cervantes considerou necessária a preparação de seu corpo docente e órgãos de coordenação pedagógica por meio de uma formação continuada e específica. Para tal, foi contratada a assessoria técnico-educacional, conduzida pela Profa. Leila Iannone, renomada educadora especializada em gestão escolar e currículo, para empreender jornadas de formação, as quais se realizaram entre os meses de março a junho.
Além de fornecer subsídios para as equipes docente e de coordenação pedagógica na apropriação de concepções e paradigmas propostos na BNCC, a formação fomentou diferentes discussões para refletir sobre o projeto de reorganização curricular, abordando conteúdos, expectativas de aprendizagem, competências e habilidades, implicações na avaliação dos alunos, aspectos metodológicos e visão de futuro no término do percurso escolar no Ensino Fundamental.
Os principais destaques da BNCC são as dez (10) competências gerais, assim definidas, a serem desenvolvidas ao longo de todo o período escolar. Tais competências contemplam aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno, sendo definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século XXI.
A estrutura da Base Nacional Comum Curricular está ancorada nas seguintes Competências Gerais e suas respectivas definições:
1- Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e intervir positivamente na sociedade.
2- Pensamento científico, crítico e criativo – Exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento científico, a criticidade e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções.
3- Repertório cultural – Desenvolver senso estético e repertório para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais e participar de práticas diversificadas de produção artístico-cultural.
4- Comunicação – Utilizar as linguagens verbal, verbo-visual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se, partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5- Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, com posicionamento ético no cuidado consigo, com os outros e com o planeta.
6- Cultura digital – Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética para comunicar-se, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
7- Autogestão – Entender o mundo do trabalho e planejar seu projeto de vida pessoal, profissional e social para fazer escolhas em relação ao seu futuro com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
8- Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e as dos outros, ter autocrítica para cuidar de sua saúde física e emocional, lidar com suas emoções e com a pressão do grupo.
9- Empatia e cooperação – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, acolher e valorizar a diversidade sem preconceitos, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
10- Autonomia e responsabilidade – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões, segundo princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.[1]
Assim estruturada, a Base Nacional Comum Curricular vem com o grande propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.
Alicerçado em princípios humanistas, em uma visão de mundo interligado e intercultural, em uma missão de educação ampla, integral e holística, o projeto pedagógico do Colégio Miguel de Cervantes encontra consonância, similaridade e articulação com os ideais que norteiam a nova lei que direcionará o currículo das escolas brasileiras.
[1] in Infográfico elaborado com base na leitura crítica da BNCC por Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento pela Base. Os textos foram retirados do documento oficial do MEC.