Competição Canguru de Matemática
Em 19 de março, mais de 120 alunos participaram da competição realizada no Colégio Miguel de Cervantes.

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de março de 2016.

A Canguru de Matemática é uma competição internacional aberta para estudantes de 7 a 18 anos, independentemente do seu desempenho na disciplina de matemática. Envolvendo questões de lógica e raciocínio, os estudantes têm 90 minutos para resolver de 25 a 30 questões de múltipla escolha.

O objetivo da competição é estimular o gosto pela matemática, mostrando que ela é interessante, útil e divertida. Para a professora Daniela Miele de Lima, a competição tem um caráter mais democrático do que a maioria das competições que envolvem a matemática. “Na Canguru, qualquer aluno pode se inscrever e incentivamos todos a participar, pois a matemática envolve diversas habilidades que vão além do mero exercício de cálculo. Além disso, em uma competição internacional como essa, o aluno comprova o que sempre reforçamos em sala de aula: a visão convencional de que matemática é para poucos está ultrapassada”, explica Daniela.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

A Canguru de Matemática acontece em mais de 50 países. Apesar de ser uma competição regulamentada em âmbito internacional, cada país tem liberdade de adequar a data, o tempo e até o tipo de premiação. Nos meses de outubro e novembro, são realizados encontros nos quais comissões de vários países se reúnem para montar as questões das provas.

Para Sofia Nascimento Fainberg, do 6º A, as questões da Canguru não estavam difíceis, mas algumas exigiam mais interpretação de texto. “Eu não deixei nenhuma sem fazer, mas algumas eu precisei chutar”. As irmãs Luísa Sturlini Liberatti, do 6ºB, e Sofia Sturlini Liberatti, do 6ºA, gostaram muito da experiência. “É um tipo de atividade que normalmente não fazemos, e é muito legal poder participar, porque, mesmo se não formos muito bem, pelo menos a gente tentou, e é isso que importa”, afirma Luisa. “Achei a prova fácil e gostei de participar porque é um passo a mais que estou dando em matemática. Além disso, é uma prova que qualquer aluno pode fazer”, conclui Sofia.

Para Luiz Gustavo Pupo Nogueira Foz, do 7º C, fazer a avaliação foi divertido. “Eu gostei, pois pude testar alguns conhecimentos de matemática e tentar me superar”. Já para o aluno Antonio Fardo Neto, também do 7º C, a prova foi interessante e bem diferente da Olímpiada Brasileira de Matemática. Segundo Antonio, “ela tem um método de pontuação diferente e as perguntas requerem um outro nível de pensamento”.

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