Formação de Professores: Oficina Design Thinking
Encontros incentivam o processo criativo e a experimentação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de março de 2016.

Professores de todos os seguimentos escolares e funcionário do Colégio Miguel de Cervantes receberam, em 26 de fevereiro e 4 de março, a equipe do Instituto Educadigital para uma oficina sobre Design Thinking (DT). Divididos em dois grupos, aproximadamente 60 funcionários participaram dos encontros.

Na formação, as educadoras do instituto apresentaram o Design Thinking como uma nova forma de abordar projetos, em um modelo de pensamento centrado nas pessoas e na busca de soluções inovadoras. Para elas, a vivência do DT voltado a educadores contempla maneiras criativas de repensar a prática educativa visando atender, em ritmo acelerado, a transformação das relações de aquisição e compartilhamento de conhecimento.

Durante os encontros, professores e funcionários foram incentivados a trocar experiências, criar e validar hipóteses, tendo como premissa que o erro é uma oportunidade de aprendizagem.

No primeiro dia da oficina, os participantes foram convidados a refletir sobre um desafio em sua rotina de trabalho. A partir das orientaçõesdas educadoras, os participantes construíram um painel de ideias que relacionava sentimentos, objetivos, problemas e soluções. Observando os processos e as pessoas envolvidas, os grupos debateram sobre as origens, ou interlocutores dos desafios apresentados.


Fotos: Silvio Luiz Canella e Tatiana Maria de Paula Silva

Com base em uma visão multidisciplinar, no segundo dia da oficina, por meio de um processo que buscava a empatia com o interlocutor apontado, os grupos desenvolveram soluções aos desafios e os representaram em forma de protótipos, desenhos ou vídeos.

Para o professor de arte William Gerson da Rosa, o procedimento de criação do DT se aproxima à forma de trabalho realizada no curso de arte do Colégio Miguel de Cervantes. “Para minha disciplina, a oficina contribuiu na apresentação da sistematização do processo e no trabalho cujo foco é a resolução de problemas. Com isso, me sinto muito mais seguro para trabalhar com projetos que desafiam o aluno a pensar no seu entorno visando criar possibilidades plásticas em sua produção, elevando assim a qualidade da aula. Na esfera profissional, também estamos sempre produzindo e criando por meio de situações que nos desafiam a projetar algo que atenda a uma determinada necessidade. O curso contribuiu muito, não só pelo referencial teórico, mas também por sua abrangência prática, auxiliando na organização do pensamento e no trabalho interpessoal”, conta o professor.

Para o professor Newton Cheberle, encontros como esse transcendem o objetivo pedagógico e atingem outras esferas de desenvolvimento. “A oficina contribui muito, primeiramente, pela oportunidade do encontro com colegas de outros departamentos e ciclos, visto que a escola cresceu tanto que hoje não nos encontramos com a frequência de antigamente. Em segundo lugar, por me dar a oportunidade de conhecer novas abordagens. Neste caso específico, uma oportunidade que busca o trabalho coletivo e colaborativo, valorizando a equipe, algo muito semelhante ao que já faço, porém com um olhar mais atento ao processo da cocriação, respeitando ainda mais a individualidade de cada um”, explica Newton.

A oficina Design Thinking para educadores faz parte das formações oferecidas pelo Colégio Miguel de Cervantes para o constante aprimoramento de suas práticas educativas. A finalidade da oficina é desenvolver um ambiente em que o aluno seja o protagonista do seu processo educacional, opinando e contribuindo para a construção do seu conhecimento.

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