Cervantíada 2014
Evento estimula a prática esportiva e o bem estar individual e coletivo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de setembro de 2014.

A Cervantíada do Colégio Miguel de Cervantes, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, acentuou a celebração ao esporte e à convivência esportiva e social praticada nas aulas, durante todo o ano, e estendida a toda a comunidade em um evento festivo e colorido.

A cerimônia de abertura começou com a palavra do coordenador do departamento de Educação Física, Eduardo Santos Monfort, que agradeceu a presença de todos, apresentou o desfile das delegações e a entrada das alunas do projeto Cervantes Solidário portando as bandeiras do Brasil, da Espanha, da União Europeia e de São Paulo.

Em seguida, para o hasteamento das bandeiras, foram convidados como representantes da comunidade Cervantina, o Sr. Paulo Cézar Mendes, pai dos alunos Paulo Henrique, Laura e Mariana Mendes; a chefe de estudos do Fundamental II e Ensino Médio Maria Jose Salas Ortega; a orientadora educacional do Ensino Fundamental do 3º ciclo Vivian Cristianini e a inspetora de alunos Divina Nascimento de Sousa.

Após a execução dos hinos nacionais brasileiro e espanhol, os alunos Maria Clara Drumont, Pedro Aversi Cataruzzi, Caroline Pitella Lakric e Amadeu Vannetti Netto desfilaram com a tocha olímpica, e os alunos Beatriz Buendia Gomes e João Pedro da Silva Vicente, que receberam o Prêmio Fair Play na Cervantíada do Ensino Médio, acenderam a pira olímpica.

Em homenagem a sua dedicação e empenho nas atividades esportivas do colégio, a aluna Luana Sampaio Monteiro foi chamada para recitar o juramento do atleta. Em seguida, o coordenador do Departamento de atividades Extracurriculares, Antonio Abello Rovai, anunciou a instituição do Prêmio Fairplay, que condecora os alunos que se destacarem por conduta ética esportiva e respeito às regras e aos adversários.

Na sequência, alunas de dança espanhola do Colégio e do projeto Cervantes Solidário encantaram a todos com uma linda e empolgante coreografia, e as meninas da ginástica artística interpretaram o sentimento de superação e a busca pela perfeição executando movimentos plásticos e elegantes, próprios dessa modalidade, ao som de Perfect Life, do cantor e DJ Moby.

Ao final das apresentações, a diretora pedagógica, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, em nome do diretor gerente Jaime Pedrol, encerrou a solenidade de abertura e declarou oficialmente o início dos jogos da Cervantíada do Ensino Fundamental 2014.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Após a abertura, em todo o complexo esportivo do Colégio Miguel de Cervantes, iniciaram-se as competições das equipes vermelhas, amarelas, azuis e verdes. As torcidas compareceram em peso, e o sábado ensolarado contribuiu para o desempenho de todos os nossos atletas.

Para os alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, os jogos semicooperativos e alguns com regras adaptadas têm como objetivo principal estimular a interação, a motivação e a valorização da prática esportiva sem ênfase na competição. As partidas de Jornada, Carimbo, Muralha, Pic Bola, Queimada, Vôlei Cego, Futebol, Handebol e Dodgeball foram atrativas divertidas e todas as equipes foram premiadas.

Os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental realizaram competições interclasses nas modalidades Voleibol, Handebol, Futebol, Dodgeball e Basquetebol e, a exemplo da Cervantíada do Ensino Médio, que ocorreu em maio deste ano, foram indicados os alunos que concorreram ao prêmio Fair Play. Ao final das partidas, um jogador de cada time foi indicado pela mesa de arbitragem e pelo professor responsável e, ao término da competição, um jogador da equipe feminina e um da masculina, do 6º ao 9º ano, receberam um troféu.

Para prestigiar a festa, pela manhã, os atletas do time de rúgbi Leões de Paraisópolis do projeto Rugby Para Todos, compareceram para um amistoso com os alunos do curso extra do Colégio.

Para o professor Eduardo Santos Monfort, o evento, que ocorre há mais de 20 anos, é o apogeu do trabalho desenvolvido ao longo do ano e que abarca a contribuição do esporte para o desenvolvimento humano e a formação do cidadão em prol de um mundo mais pacífico, “instituímos o prêmio Fair Play como mais um incentivo para a boa conduta, dentro e fora dos jogos, que também faz parte do critério de desempate.”

Ao fim de cada rodada, os atletas receberam suas premiações e a confraternização das equipes continuou nas marquises com churrasco, sanduíches, pão de queijo, doces e bebidas.