Encontro de formação
O desenvolvimento das competências socioemocionais e a tecnologia na educação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de agosto de 2016.

Em 17 de agosto, a equipe de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes promoveu o 1º encontro de formação do 2º semestre de 2016 com o objetivo de compartilhar experiências e discutir estudos recentes sobre a relação entre a emoção e a aprendizagem.

O coordenador da equipe de tecnologia educacional, Antonio Abello Rovai, iniciou o encontro ressaltando a relevância do tema à luz das avaliações de estudos sobre o impacto das habilidades socioemocionais na educação realizados por organismos internacionais como, por exemplo, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Para ele, os estudos evidenciam que não só é possível trabalhar explícita e intencionalmente o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tal como já é realizado nas aulas de tutoria no Colégio Miguel de Cervantes, como também é possível mensurar o seu impacto na formulação de políticas públicas e diretrizes educacionais. “Um dos estudos da OCDE conclui que o trabalho com as habilidades socioemocionais como resiliência, resistência à frustração e perseverança são capazes de reverter quadros de evasão escolar que ocorrem porque os alunos não se sentem à vontade na escola ou são atraídos muito cedo pelo mercado de trabalho”, explica Antonio.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Na sequência, a professora Priscilla Basssani Clemente apresentou os estudos sobre a atividade cerebral nas interações sociais e as implicações na anatomia, na neuroplasticidade e na organização cerebral do aprendizado adquirido por meio dos relacionamentos sociais. “Os estímulos, as interações e a capacidade de compartilhar emoções permitem a manutenção das sinapses já existentes, a formação de outras e a promoção de novas conexões. Todos esses processos levam ao aprendizado e ao desenvolvimento do cérebro social”, conclui Priscilla.

Para contextualizar as informações apresentadas por Priscilla, as psicopedagogas Ana Maria Crispim e Marisol Saucedo Lage, membros da equipe de psicopedagogia do Colégio, apresentaram um panorama sobre as competências que levam ao progresso social. Elas explicaram que o princípio para o desenvolvimento das competências está nas habilidades cognitivas e vai ascendendo às socioemocionais. As profissionais alertaram sobre a conveniência de se trabalhar as habilidades socioemocionais o mais cedo possível, principalmente nas crianças com necessidades educativas especiais.

Na sequência, a professora Carolina Soledad Fortunato apresentou o trabalho desenvolvido por ela sobre a saúde emocional na escola, por intermédio do programa Amigos do Zippy. A metodologia do programa tem como objetivos melhorar a capacidade das crianças de reconhecer, lidar e comunicar emoções desagradáveis, além de auxiliar na resolução de conflitos nas relações e a lidar com os sentimentos de rejeição e perda. No programa, o professor ou mediador promove a reflexão das crianças sobre suas atitudes com estratégias para identificar sentimentos e exercícios de empatia.

Para finalizar o encontro, a professora Fernanda Rodrigues Baruel, membro da equipe de tecnologia educacional do Colégio, apresentou o software Group Dyamics, que permite, por meio de questionários de sondagem, um mapeamento e sociograma dos alunos em sala de aula. A ferramenta colabora para que o professor identifique e faça a mediação de conflitos de relacionamentos entre seus alunos.

Priscilla Bassani Clemente é professora do 2º ano do Ensino Fundamental I e especialista em Neuroaprendizagem, Transtornos do Aprender e Psicanálise e Psicomotricidade pelo Instituto Saber.
Marisol Saucedo Lage e Ana Maria Crispim são psicopedagogas integrantes do Departamento de Psicopedagogia do Colégio Miguel de Cervantes.
Carolina Soledad Fortunato é professora da EMEF Tenente Alípio Andrada Serpa e professora de Teatro do Colégio Miguel de Cervantes.
Fernanda Rodrigues Baruel é professora de Produção Textual, tutora do 9º ano A e membro da equipe de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes.