Visita à exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem
Em 28 de junho, alunos percorrem as salas do museu Tomie Ohtake para apreciar obras inéditas no Brasil do pintor espanhol
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de agosto de 2016.
Com o objetivo permanente de sensibilizar os alunos para a apreciação artística e consolidação de um universo cultural amplo, que inclui o hábito de frequentar ambientes que envolvam patrimônio histórico e cultural, a orientação pedagógica do Ensino Fundamental II, 4º ciclo, propôs aos alunos do 8º ano a visita à exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem.
Fotos: Antonio Abello Rovai, Valéria Ribeiro da Silva e Tatiana Maria de Paula Silva
Alocada no arrojado museu Tomie Ohtake, a exposição conta com mais de 150 peças que remontam à trajetória do pintor espanhol por meio de obras mantidas por ele e de um acervo documental em fotografias e vídeos que narram o seu processo criativo. O acervo pertence ao Musée National Picasso-Paris, e a maioria das obras do pintor são inéditas no Brasil.
Na visita, os alunos receberam uma explanação da monitoria do museu e foram acompanhados por professores do Colégio, os quais participaram previamente, no dia 17 de junho, da visita guiada e da oficina oferecida pelo Instituto Tomie Ohtake especialmente aos professores do Colégio para capacitação e mediação sobre a exposição aos alunos.
Mais que apurar o olhar e conhecer aspectos da obra de um dos gênios da arte, a visita ao museu estimula a reflexão e fruição significativa da arte, do artista ícone do movimento cubista e do universo social que envolve sua representação de mundo.
Para a orientadora Valéria Ribeiro da Silva Graziano, a ida ao museu amplia o repertório cultural dos alunos e apresenta uma dinâmica muito próxima às saídas programadas na viagem à Espanha do 9º ano. “Eles exercitam a reflexão sobre o que está sendo visto e vivenciam a experiência da contemplação. Em tempos frenéticos como os atuais, esses momentos devem ser valorizados e incentivados”, afirma Valéria.
Em agosto as turmas do 9º ano também visitaram a exposição.
Veja todas as fotos em ábuns relacionados.
Exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros – São Paulo – SP
Horário: De terça a domingo das 11h às 20h. / Última entrada na exposição às 19h.
Ingressos: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia-entrada). Crianças até 10 anos e pessoas com deficiência têm entrada gratuita todos os dias da exposição. (Veja todos os detalhes da compra de Ingressos no site: http://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/picasso-mao-erudita-olho-selvagem ).