X Festival e Competição de Ginástica Artística do Colégio Miguel de Cervantes
No dia 20 de agosto, mais de 200 atletas das principais escolas de São Paulo passaram pelo ginásio poliesportivo do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de agosto de 2016.

Na primeira parte do evento, realizou-se o Festival, que contou com a participação das alunas dos colégios Pentágono Morumbi, São Luís, Albert Sabin, Porto Seguro Morumbi, Pio XII e Miguel de Cervantes. As atletas, de 4 a 8 anos, demonstraram elegância, flexibilidade e equilíbrio nas categorias Baby, que percorreu o circuito de trave, salto e solo, e Iniciante, que executou séries de solo, trave e salto.

Para a professora Luciana Melloni Rocco, do Colégio Miguel de Cervantes, o evento agrega em sua proposta valores que as atletas levarão por toda a vida. "Promover eventos como este, onde o incentivo maior é a participação, e não a competição no esporte, no caso a ginástica artística, faz com que os alunos sejam motivados à prática da mesma, vivenciando a diversidade, desenvolvendo suas possibilidades motoras, ampliando suas experiências e possibilitando a integração e a confraternização entre as instituições de ensino."

A professora Priscilla Fontes, do Colégio Pentágono, que já participou do evento em outros anos, acredita que o festival e a competição são uma forma dos pais acompanharem o trabalho realizado. “Convites como esse incentivam as alunas a treinar, pois conferem a elas um objetivo maior, uma vez que elas sabem que terão um lugar para se apresentarem. Principalmente na categoria Baby, esse tipo de evento é um grande incentivo. Além disso, para os pais, é uma oportunidade de acompanharem a evolução de suas filhas”, explica Priscilla.

Para a professora Ligia Leão, do Colégio São Luís, participar do festival é muito importante para que as alunas tenham uma experiência fora do ambiente a que estão acostumadas. “Elas experimentam outros aparelhos e vivenciam o ambiente das competições. Essa experiência é muito rica, pois elas conhecem outras pessoas, outras escolas e confraternizam com outras atletas. Tudo isso proporciona uma experiência gostosa”.


Fotos: Antonio Abello Rovai e Tatiana Maria de Paula Silva

Thiers Lancellotte do Valle, pai de Letícia Zolnerkevic do Valle, do Colégio Miguel de Cervantes, ficou surpreso com a estrutura do festival. “É nosso primeiro ano como pais no Colégio Miguel de Cervantes, e fiquei surpreendido com a organização e estrutura do festival, que inclui arbitragem e a participação de outros colégios. Essa estrutura faz com que as meninas se empenhem e se preparem para uma futura competição”.

Para Karin de Andrade Salomão, mãe de Gabriela Salomão, do Colégio São Luís, o evento colabora para a motivação das alunas. “Temos a possibilidade de ver como as meninas estão evoluindo, além de ser um momento que elas curtem bastante. Acredito que o esporte é sempre o melhor caminho para as crianças”.

Já para Camila Ariente, mãe de Bianca, do Colégio Albert Sabin, a participação das meninas no festival é uma experiência importante. “Elas descobrem o sentido da disciplina, do companheirismo e da concentração”.

Na competição, destinada às alunas a partir do 3º ano do ensino fundamental, as categorias foram divididas de acordo com a faixa etária. As atletas realizaram séries obrigatórias e, devido ao caráter educativo das provas, que têm a finalidade de promover uma iniciação à competição, todas as alunas receberam medalhas, respeitando os níveis de classificação.

Participaram da competição as alunas dos colégios Pentágono Morumbi, São Luís, Salesiano, Santa Terezinha e Miguel de Cervantes. Elas se apresentaram em aparelhos de solo, salto e barras assimétricas nas categorias A, B e C, assim como no solo com música, salto e trave de equilíbrio nas categorias D e E.

Resultados da Competição no anexo.

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.