Oficina de Quadrinhos com Kaled Kanbour
Alunos produzem histórias em quadrinhos baseadas nos valores olímpicos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de agosto de 2016.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, nos dias 9 e 12 de agosto, o conceituado roteirista Kaled Kalil Kanbour para ensinar aos alunos do 6º ano como elaborar um roteiro de histórias em quadrinhos.

A oficina faz parte do conjunto de atividades dos estudos interdisciplinares sobre a cidadania global e os Jogos Olímpicos, que os alunos realizam desde o 2º trimestre.

Por meio da leitura sugerida do quadrinho Asterix nos Jogos Olímpicos, de R. Goscinny e A. Uderzo, e dos conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa, Geografia e Arte, os alunos produziram, na oficina, uma história relacionada aos jogos.

Durante o encontro, Kaled exercitou com os alunos a construção do protagonista, do vilão e da trama para a formação do roteiro. Em grupo, os alunos produziram os desenhos e a história de cada página. Ao final, determinaram a conclusão da trama, que deveria transmitir alguns dos valores olímpicos vistos por eles em sala de aula.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e Silvio Luiz Canella

Para estimular a criatividade, Kaled orientou os alunos em um exercício de brainstorm, no qual compartilharam ideias e, de forma colaborativa, foram dando corpo à história. Mais do que atingir o objetivo de produzir o roteiro, os alunos tiveram a oportunidade de constatar valores importantes nas relações entre eles, como respeito, cooperação e solidariedade, ouvindo atentamente a contribuição uns dos outros e trabalhando em equipe.

Para a aluna Carolina Plihal Ferreira, do 6º D, ter um profissional em Histórias em Quadrinhos ministrando a oficina foi o mais interessante. “Ele trabalha com a gente de maneira descontraída e muito divertida. Eu aprendi que a história em quadrinhos é bem informal e não é importante que o desenho esteja perfeito. Sobre o roteiro, foi bem divertido compartilhar as ideias e escrever em conjunto. Acho que o mais complicado é conseguir escrever uma história inteira em poucos quadrinhos. Sem dúvida, escrever pouco é mais difícil do que escrever muito”, comenta a aluna.

Para o aluno Marco Dleizer Cintra do Prado, do 6º C, o mais gostoso da atividade foi trabalhar em grupo e aprender técnicas de desenho. “Achei legal a escola trazer alguém que trabalhe com isso e que já tenha feito trabalhos importantes. A parte mais difícil, ao montar o roteiro, é encaixar as ideias de todos os grupos, mas também é a mais legal”, conta Marco.