Projeto Cervantes + Rio 2016 e Projeto Transforma Educação Rio 2016
Colégio recebe placa como reconhecimento do trabalho interdisciplinar desenvolvido

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 10 de agosto de 2016.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu da equipe da EF – Education First, responsável pela implantação do Projeto Transforma Educação Rio 2016 do COI (Comitê Olímpico Internacional), a placa de participação no Projeto.

O Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dentro das escolas e tem como missão desenvolver os valores olímpicos e paralímpicos, visando a fortalecer o papel do jovem como agente de transformação.
Em meio às 35 instituições privadas de ensino em São Paulo selecionadas para aplicar o projeto, o Colégio ficou entre as 15 escolas condecoradas pela placa como reconhecimento pela qualidade e abrangência do trabalho desenvolvido.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Segundo Jacques Freitas, gerente nacional de produto da EF – Education First, “o projeto visa a oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas participantes criem e desenvolvam aulas e atividades que integrem os Jogos Olímpicos e seus valores na rotina escolar”.

Para Andréa Arakaki, diretora nacional da EF – Education First, o Colégio abraçou as atividades propostas e propiciou aos alunos oportunidades de vivenciarem os valores olímpicos e paralímpicos, experimentando os esportes, debatendo temas relacionados a esses valores e incentivando os jovens a incorporar um estilo de vida ativo e saudável.

O projeto é parte das diretrizes do COI relacionadas ao legado dos Jogos Olímpicos e foi implantado em todas as escolas públicas dos países-sede dos jogos.

No dia 9 de agosto, as diretoras Lourdes Ballesteros e Amélia Salazar, assim como o coordenador do departamento de Educação Física, Eduardo Monfort, receberam Andréa e Jacques, agradecendo pessoalmente a placa que está exposta a toda a comunidade cervantina, próxima à entrada da Educação Infantil.