Alunos do 2º e 7º ano do Ensino Fundamental acompanham Exposição Planeta Inseto do Instituto Biológico
O Colégio Miguel de Cervantes recebeu parte da exposição para os alunos de 7º ano e levou os alunos do 2º ano para visitarem o espaço na Vila Mariana

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de outubro de 2014.

A exposição do Planeta Inseto esteve no laboratório de Ciências do Colégio Miguel de Cervantes para apresentar aos alunos do 7º ano sobre a importância e a função dos insetos na natureza.

Os biólogos Amanda de Oliveira, Gabriel Dias e Mario Kokubo apresentaram o ciclo de vida e o papel na natureza de insetos como o bicho-da-seda, barata, besouro tenébrio, bicho-pau e formigas. Dentre as atividades, os alunos puderam manipular alguns insetos, conhecer sobre a organização social desses seres e, em uma das atrações, torcer pela barata preferida no Baratódromo, organizado para a corrida das baratas.

Segundo Mario Kokubo, o objetivo principal do Planeta Inseto é aproximar as crianças do universo dos insetos e desmistificar os paradigmas relacionados à repulsa e ao medo. Ele comenta, por exemplo, que a barata possui um papel natural importante na reciclagem e decomposição da matéria orgânica e que, como todos os animais, faz parte de um ciclo de equilíbrio no meio ambiente.

Para conhecer as instalações e as outras espécies disponíveis, durante a semana de 27 a 31 de outubro, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram até o museu do Instituto Biológico, organizador da exposição Planeta Inseto. Além dos exemplares trazidos ao Colégio, os alunos puderam acompanhar e manipular alguns tipos de besouros e outras espécies de baratas.

Na visita aos cinco ambientes do espaço Planeta Inseto, os alunos aprenderam sobre as principais características que definem os insetos e sobre os hábitos de alguns desses fascinantes seres.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva