INSTITUCIONAL

Palestra com Ednéia Gonçalves

Colégio recebe a socióloga e educadora para palestra sobre educação antirracista

Por: Ruan Santos | 28 de janeiro de 2025

Na última segunda-feira, 27/1, as equipes diretiva, administrativa e pedagógica do Colégio participaram de uma palestra conduzida por Ednéia Gonçalves, cujo tema foi Fundamentos e Implicações da Educação Escolar Antirracista. O evento integrou a abertura do ano letivo e as atividades da Semana de Planejamento Escolar 2025.

Socióloga e educadora, Ednéia Gonçalves é formada pela FESP-SP e PUC-SP. Com 42 anos de experiência docente, atua na formação de professoras e gestoras em organismos internacionais e redes de ensino em diversos estados brasileiros, com foco em educação e relações raciais. Ela também coordenou projetos de cooperação técnica em países do continente africano, desenvolveu conteúdos para instituições como MASP, SESC, Itaú Cultural, Intermuseus e UNIFESP, além de contribuir com artigos sobre direitos humanos, equidade e relações étnico-raciais. Ednéia é ainda autora do prefácio do livro Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança, de Bell Hooks (2021), autora que embasa seus estudos.

Durante a palestra, a educadora compartilhou reflexões sobre sua trajetória pessoal e profissional, relacionando-as com estudos que investigam a naturalização do racismo e o papel da educação no enfrentamento desse problema no Brasil. A socióloga apresentou o pensamento de autores fundamentais para a construção de uma educação antirracista, como Bell Hooks, e ressaltou a relevância de currículos que incorporam arte, cultura e literatura sob o olhar étnico-racial. Segundo Ednéia, essa abordagem é essencial para desconstruir preconceitos e valorizar as contribuições históricas e culturais das populações negra e indígena.

A palestrante também abordou as manifestações do racismo no ambiente escolar, destacando a necessidade de distinguir racismo de bullying, enfatizando a importância de redes de apoio para combater a violência e promover um ambiente educacional mais seguro e inclusivo.

Como desdobramento prático, Ednéia apresentou ainda metodologias e indicadores que podem fortalecer as práticas pedagógicas em favor da equidade educacional. Em um momento dedicado a perguntas do público, ela discutiu sobre os desafios impostos pelas mudanças globais, os impactos psicológicos sobre crianças e jovens, o letramento a respeito desse tema no Ensino Infantil e a dificuldade de enfrentar a polarização ao abordar questões antirracistas. Na ocasião, Ednéia reforçou que a luta por equidade racial não é exclusiva de um segmento político, mas uma responsabilidade coletiva. A educadora também indicou ferramentas para além da literatura infantil na educação de crianças, como jogos, personagens e artefatos culturais típicos de países africanos.

A abordagem do racismo e suas implicações na educação trouxe um significado especial para a Semana de Planejamento Escolar 2025, inspirando a adoção de atitudes mais inclusivas e reforçando medidas em prol de uma educação antirracista.

 

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