SALA DOS PROFESSORES

A parceria entre humanidade e a tecnologia
Por: Grace Kelly Gonçalves | março 2021

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes mudanças. De forma mais materializada, percebemos o quanto a tecnologia apoiou nosso trabalho, nossa rotina pessoal e, sobretudo, nossa comunicação. A prova disso foi o avanço em relação à transformação digital do modelo presencial para o ensino remoto. Em poucos meses consumimos, descobrimos e utilizamos mais tecnologia do que havíamos experimentado e utilizado em muitos anos. Sei que não somos capazes de prever o futuro e saber como estaremos quando a pandemia acabar, mas certamente muita coisa mudou e não viveremos como antes. Será fundamental, cada vez mais, treinarmos nossa empatia, respeito e também habilidades digitais.

A onda que nos cobriu com o avanço no uso da tecnologia deve ser interpretada como uma potência de parceria e inovação. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a tecnologia deve existir para apoiar e otimizar os processos e serviços, não para substituir o ser humano. Acredito, portanto, que quanto mais tecnologia tivermos, mais humanos precisaremos ser e ter para atender a toda a demanda, assim como para equalizar a qualidade na entrega dos produtos e serviços. Como profissionais da educação, evidenciamos nossa garra e imprescindível participação atendendo às necessidades da pandemia, tornando possível o funcionamento da escola, do ensino híbrido e remoto, período este em que a tecnologia apoia fortemente o trabalho dos funcionários administrativos e acadêmicos no transporte do conhecimento e da comunicação.

Seguramente 2020 foi um ano desafiador para todos, de muito trabalho, estudo, dedicação, aprendizado e, principalmente, de empatia. Como especialista de Tecnologia Educacional do Colégio Miguel de Cervantes, tive o privilégio de acompanhar e apoiar inúmeros colegas no uso da tecnologia e na elaboração de projetos inovadores, de modo que foi possível vislumbrar, com afinco e confiança, o processo crescente de aprendizado dos colegas e estudantes. No 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental, por exemplo, promovemos o projeto “TE Mirim”. Em tal atividade, os alunos assumiram o papel de multiplicadores e, com o apoio da orientação e da equipe de tecnologia educacional, promoveram plantões de dúvidas, reflexões e debates entre eles sobre computação aplicada à educação e cidadania digital. Como administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (software livre e de código aberto, utilizado no ensino a distância em mais de 220 países), foi possível reiterar, por intermédio dos relatórios, que ele segue como um dos protagonistas do ensino híbrido e remoto, amparando, organizando e simulando o possível da rotina da sala de aula, otimizando o tempo de trabalho e facilitando a troca de conhecimento entre alunos e professores.

Para mim, 2020 foi um ano de muito trabalho, dedicação, evolução pessoal, profissional e também intelectual. Com muito suor, planejamento e constante apoio da minha família, do colégio e dos meus colegas, conquistei mais duas formações universitárias, que fortaleceram meu desenvolvimento e atuação nos projetos, possibilitando a resolução de novos desafios e trazendo mais inovação para as aulas. Com o objetivo de compartilhar esse aprendizado, publiquei um acervo gratuito com indicações de programas, recursos e sites educacionais.

O site faz parte de um projeto pessoal nascido em  2012 e chamado Te & Ti Partners, idealizado para unir forças entre os profissionais da educação e da tecnologia para a entrega de conteúdos mais atrativos e novidades para as aulas. Contemplo iniciativas dessa natureza como uma oportunidade para transportar tudo o que um dia nos foi ensinado. Acredito no papel que podemos assumir na construção de uma sociedade digital mais sustentável, para que tenhamos empoderamento e possamos atuar no meio em que vivemos acolhendo as pessoas e seguindo na busca de um mundo melhor, mais justo e vacinado.

Grace Kelly Gonçalves – Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU- USP), licenciada em Matemática e pós-graduada em Computação aplicada à Educação pela USP ICMC. Coordenadora da Comunidade Praxis. Idealizadora e coordenadora da Comunidade Te & Ti Partners Brasil.

*https://moodle.org/
**http://www.tetipartners.com.br/