CIPA – Treinamento de rota de fuga
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de janeiro de 2017.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Colégio Miguel de Cervantes promoveu, em 24 de janeiro, o treinamento de Rota de Fuga para todos os professores.
O presidente da CIPA/2016, Carlos Henrique Alberto Moussalli, apresentou todos os membros da comissão e falou da importância do treinamento de rota de fuga, que deve ser constantemente atualizado e relembrado.
O evento fez parte das atividades da semana de planejamento de 2017 e começou com a apresentação do equipamento DEA, Desfibrilador Externo Automático, que fica disponível na enfermaria do Colégio.
A equipe da empresa Impacto – Engenharia de Segurança e Meio Ambiente, composta por Carlos Roberto da Silva, Carlos Henrique da Silva Santos, Aldevan Andrade Santos e Silvio Donizete Oliveira, orientou todos os presentes quanto ao uso do DEA e apresentou uma simulação de emergência para demonstrar o manuseio do equipamento.
Fotos: Silvio Luiz Canella e Fabio Corrêa Altafim / Montagem:Fabio Corrêa Altafim
Na sequência, o colaborador membro da CIPA Fernando Pellario Nogueira iniciou o treinamento de rota de fuga, apresentando os procedimentos básicos de emergência, os avisos sonoros e a sinalização indicada para a remoção e encaminhamento dos alunos e colaboradores aos pontos de encontro.
Fernando mostrou o mapa detalhado das rotas de fuga e dos pontos de encontro, além de destacar a importância do brigadista, membro da equipe da brigada de incêndio que deverá instruir todos os colaboradores na evacuação dos locais de trabalho.
Ao final, todos participaram de uma simulação de emergência que resultou em 100% de evasão bem-sucedida.