BIBLIOTECA
ESPECIAL DIA DOS PAIS
Confira abaixo as sugestões de leituras para ler com os pais:
Título: Adivinha quanto eu te amo
Autor: Sam Mcbratney; ilustrações: Anita Jeram
Editora: WMF Martins Fontes
Sinopse: Um coelhinho se esforça para mostrar o amor que ele sente pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.
Título: O livro do papai
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
Sinopse: Com frases curtas, diretas e envolventes, Todd Parr mostra de maneira simples e divertida que existem diferentes tipos de pais. As ilustrações têm traços fortes e são bem coloridas, o que aproxima e chama a atenção da criança (e dos adultos também).
Título: O Filho do Grúfalo
Autor: Julia Donaldson; ilustrações Axel Scheffler
Editora: Brinque-Book
Sinopse: Apesar das advertências do pai, o filho do Grúfalo sai sozinho pela floresta durante uma noite fria e escura. Seu propósito é encontrar o grande e feio Rato Mau. Mas será que esse tal de Rato Mau, devorador de grúfalos, existe mesmo? Afinal, o que é fantasia e o que é real quando podemos utilizar nossa perspicácia para sobreviver?
A inteligência, utilizada como método de sobrevivência por um ratinho indefeso, fez surgir O Grúfalo. Agora, O Filho do Grúfalo, a criatura inventada pelo pequeno roedor cria outra, num desdobramento criativo e surpreendente.
Título: Papai ao meu Lado
Autor: Soosh
Editora: VR
Sinopse: Ele sabe como me fazer sorrir. E conta as melhores histórias. Não importa o que estou fazendo, desde que papai esteja ao meu lado.
Título: Dez bons conselhos de meu pai
Autor: João Ubaldo Ribeiro
Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: Rigoroso, Manuel era um pai atento à educação do filho mais velho, fazendo com que João decorasse versos e mais versos e recorrer ao dicionário a cada palavra que não conhecia. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles. Manuel ensinou João a amar os livros, o valor do estudo, a vontade de saber sempre mais e, com isso, contribuiu para a construção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Seus bons conselhos e a visão de mundo que deixou de legado ao filho, são generosamente compartilhados pelo autor baiano.
Título: O homem que amava caixas
Autor: Stephen Michael King; ilustrações: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book
Sinopse: Este livro, delicadamente, explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras. As ilustrações, de um colorido vivo, complementam o texto sensível e delicado.
Título: Meu pai é uma Girafa
Autor: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book
Sinopse: Meu pai é grande e alto, gentil e divertido… meu pai é uma girafa! Valendo-se da visão de uma criança, o premiado autor e ilustrador australiano Stephen Michael King cria este divertido e afetuoso livro, no qual as qualidades de um pai são vistas de forma inusitada por seu filho.
Título: A árvore Magnífica
Autor: Nick Bland; ilustrações: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book
Sinopse: Bia e Papai adoram os pássaros e gostariam de conviver mais com eles. Mas, para isso acontecer, vão ter de colocar em prática uma ideia muito especial…
Bia e papai estão estourando de ideias. As ideias de papai são grandes e corajosas e as de Bia são simples e bem pensadas. Quando os dois decidem construir algo para atrair os pássaros, vão ter de juntar seus esforços para criar algo magnífico.
Título: Pê de pai
Autor: Isabel Minhós
Editora: SESI-SP
Sinopse: Para agradar o filho, o pai assume as mais diferentes formas. O pai avião levanta seu fi lho nas nuvens. O pai motor dá aquele empurrãozinho quando bate a preguiça. O pai esconderijo vira uma muralha diante de um perigo. O pai cofre sabe guardar todos os segredos. O pai doutor cura qualquer machucado. Pê de pai é uma homenagem, com cores e rimas, à cumplicidade entre pais e filhos.
Título: Papai É Meu!
Autor: Ilan Brenman
Editora: Moderna
Sinopse: O que será que acontece quando duas irmãs puxam, uma de cada lado, os braços de seu pai? Papai é meu! nasceu de um fato real na vida do autor. Ficção e realidade se misturam nessa maluca história de ciúme e amor entre duas irmãs e seu pai.
Título: Mas Papai…
Autor: Mathieu Lavoie e Marianne Dubuc
Editora: Jujuba
Sinopse: Papai macaco dá boa‑noite aos seus filhos, mas sempre falta alguma coisa: “Mas papai, é preciso vestir o pijama antes de deitar!”. O pai corresponde ao pedido, e logo vem outra queixa: “Mas papai…”. A repetição provoca nos leitores iniciantes o envolvimento com a narrativa e uma divertida brincadeira
Título: Eu grande você pequenininho
Autor: Lilli L Arronge
Editora: SESI-SP
Sinopse: Este livro conta a história da relação carinhosa de um pai e seu filhinho. “Filhinho” porque é assim que o pai o vê: seu pequenininho. Claro que adultos e crianças têm diferenças que vão além do tamanho. Afinal, gente grande sempre tem muitas responsabilidades, e os pequenos só têm mesmo que se preocupar com as brincadeiras. Às vezes os pais chegam em casa cansados e só querem dormir, mas os filhos estão a todo vapor! Dessa diversão toda, porém, não sobra só a bagunça para os adultos. Eles também aprendem muito com as crianças. Com divertidas ilustrações e pouco texto, os leitores vão perceber junto com esses dois que não importa se se é grande ou pequeno, o carinho é sempre imenso.
Título: Meu pai, o grande pirata
Autor: Davide Calì; ilustrações Maurizio Quarello
Editora: Pequena Zahar
Sinopse: Narrada do ponto de vista de um menino italiano, “Meu pai, o grande pirata” é uma história tocante que fala sobre trabalho, esperança e solidariedade. O pai, emigrante, trabalha na Bélgica como mineiro e volta para casa uma vez por ano, contando histórias sobre sua tripulação, tesouros e aventuras. Para o filho, ele é um grande pirata. Após um grave acidente na mina, o garoto vai visitar o pai no hospital e fica decepcionado ao entender a verdade: o pai mentiu o tempo todo, o grande pirata nunca existiu. Alguns anos depois, o pai recebe uma carta: a mina vai fechar e os antigos companheiros vão até lá se despedir. Nessa noite, ele conta ao filho que sempre havia sonhado ser marinheiro, conhecer o mundo, mas só encontrara trabalho na mina. Quando o pai reencontra os velhos amigos, o menino reconhece cada um dos piratas da tripulação nas histórias contadas pelo pai. Olhando aqueles homens maduros se abraçando, emocionados, o menino enxerga os piratas malencarados da sua imaginação lamentando a perda do seu navio e compreende que o pai, o grande pirata – o grande herói –, nunca havia desaparecido.
Título: Papai tatuado
Autor: Daniel Nesquens
Editora: WMF Martins Fontes
Sinopse: Como o dia e a noite, um pai, quase encantado, parte e volta sem avisar, trazendo para o filho, tatuadas no corpo, as histórias fantásticas de sua vida. Realidade e fantasia confundem-se neste livro divertido e emocionante, que vem cunhar a importância da figura do pai em todas as infâncias.
Título: Meu pai é um homem-pássaro
Autor: David Almond
Editora: WMF Martins Fontes
Sinopse: O pai de Lizzie achava que era um pássaro. Correndo pela sala, ele agitava os braços, piava, grasnava e até comia minhoquinhas. Quando se inscreveu numa competição de pássaros humanos, Lizzie, contra tudo e contra todos, resolveu participar da sua fantasia, pois seria a única maneira de protegê-lo. Com o pai, Lizzie aprendeu a apreciar o colorido e a maciez das penas dos pássaros. Com o pai, construiu um ninho confortável e aconchegante e fez dois belos pares de asas. E, mais do que isso, com a convivência aprendeu a compreender o mundo daquele homem tão diferente dos outros.
Título: Papai Conectado
Autor: Philippe de Kenneter
Editora: SM
Sinopse: Em uma família de pinguins, o pai vive muito ocupado. Passa o dia com o celular nas mãos ou em frente ao computador e não tem mais tempo para o filho e a esposa. Então, numa manhã, ele perde a conexão de internet. Passado o desespero, ele encontra uma outra maneira de se conectar com a família e amigos mais próximos. Um livro bem-humorado, que leva o leitor a refletir sobre o papel das novas tecnologias na vida familiar e social.
Título: Se eu fosse você
Autor: Richard Hamilton; ilustrações: Babette Cole
Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: Hora de dormir. Papai acompanha Daisy até a cama e diz: “Se eu fosse você, me aconchegava e dormia”. Mas Daisy não está muito disposta a ir se deitar, como ele sugere, e diz: “Só que você não é eu”… Aí começa um jogo de imaginação entre Daisy e o pai em torno da ideia do “se eu fosse você”. A primeira coisa que Daisy faz no papel de “papai” é vestir sua “filhinha” num tutu cor-de-rosa – e assim “ela” ficará vestida ao longo de todo o livro: na visita ao zoológico, brincando no parquinho, passeando de “cadeiracar”, comendo papinha, tomando banho… As ilustrações inconfundíveis de Babette Cole e a capa espelhada fazem deste livro um presente especial.
Título: Tanto, tanto!
Autor: Trish Cooke; ilustrações de Helen Oxenbury
Editora: Ática
Sinopse: Uma divertida família se reúne para fazer uma festa-surpresa. Enquanto esperam o aniversariante, todos os parentes querem agarrar e beijar o bebê da casa e brincar com ele.
Título: Querido papai
Autor: Bradley Trevor Greive
Editora: Sextante
Sinopse: Com sua habilidade de criar divertidas histórias com fantásticas imagens de animais, Bradley Trevor Greive fala do papel que o pai desempenha na vida dos filhos, construindo uma declaração de amor que vai emocionar pais e avôs de todas as gerações.