BIBLIOTECA
Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.
Dicas culturais
2ª quinzena de março de 2023
Exposição – Nise da Silveira: a revolução pelo afeto
A exposição, que valoriza o pensamento inovador e inclusivo da médica, convida o público a refletir e ressignificar o conceito de loucura por meio de um resgate histórico entre os campos da saúde mental e das artes. Criada pelo estúdio M’Baraká em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente, traz um recorte científico e histórico sobre a vida e obra de Nise da Silveira e dos artistas do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro.
Até 7 de maio.
Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/nise-da-silveira-a-revolucao-pelo-afeto/.
Exposição Imersiva – The Art of Banksy: Without Limit
A exposição do artista de rua britânico, cuja identidade permanece anônima, exibe mais de 160 de suas obras, como originais certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de video mapping, todas espalhadas por 14 ambientes. A exposição é famosa por ganhar uma montagem única em cada local, garantindo uma experiência inédita e inovadora para cada visitante.
Até 30 de abril.
Ingressos e mais informações: https://www.artofbanksy.com/saopaulo.
Exposição – Xingu: Contatos
Estabelecendo diálogos entre o trabalho atual de cineastas, artistas e comunicadores de povos do Xingu e de outras origens e as fotografias e filmes produzidos por não indígenas desde o século XIX, a exposição propõe uma revisão da história de dessas imagens. O percurso conta com obras comissionadas a autores indígenas, itens de arquivos, tanto públicos quanto particulares, e alusões a outras concepções de imagem presentes nas culturas xinguanas, como grafismos e narrativas orais.
Até 9 de abril.
Mais informações: https://ims.com.br/exposicao/xingu-contatos_ims-paulista/.
Exposição Marc Chagall: Sonho de Amor – Centro Cultural Banco do Brasil
A exposição apresenta a trajetória de vida e obra do pintor Marc Chagall, que marcou as artes no século XX por meio da criação de um universo único, pautado pelo lirismo e pelo uso revolucionário de cores e formas. São mais de 180 obras, produzidas entre 1922 e 1981, que abrangem seus temas mais caros: a infância e a tradição russa; o sagrado e as suas representações; o amor; e o mundo encantado presente nas ilustrações das Fábulas de La Fontaine. De quarta a segunda-feira, das 9h às 20h.
Até o dia 22 de maio.
Ingressos no seguinte link: https://ingressos.ccbb.com.br/exposicao-marc-chagall-sonho-de-amor__611.
Imagine Picasso – A Experiência Imersiva
A experiência reúne, pela primeira vez, mais de 200 obras de Pablo Picasso em uma experiência digital imersiva. É uma experiência que, por meio das tecnologias, convida o público para uma viagem multissensorial pelas obras do artista, partindo das imagens evocativas das fases Azul e Rosa até a incursão no cubismo e em sua produção diversificada.
Dia: 9 de março a 18 de junho.
Mais informações: https://www.imagine-picasso.com/landing-page/?lang=pt-br
O Mundo do Circo SP – Parque da Juventude
Um novo espaço cultural sobre a arte circense em SP, localizado no parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, n° 2630). Visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 11h às 18h. Entrada Gratuita.
Programação completa e mais informações: https://mundodocircosp.com.br/ ou conta oficial do espaço no Instagram (@omundodocircosp).
Museu das Ilusões
Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, o Museu das Ilusões é o primeiro do gênero na América Latina. Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que vemos? Essa é uma das sensações que a exposição provoca, além de muitos risos e desafios para nossas certezas. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, o espaço traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.
Até 31 de março.
Mais informações em: https://bileto.sympla.com.br/event/72343/d/178208.
Projeto Parede – Cala Boca Já Morreu! – Museu de Arte Moderna – MAM
A instalação de Ana Teixeira é fruto de uma pesquisa que a artista realiza desde 2019, por meio da escuta de mais de uma centena de mulheres. Depois de fotografar as mulheres entrevistadas, a artista desenhou algumas delas segurando placas com dizeres que reforçam a necessidade de romper com a dominação masculina.
Até 28 de maio.
Informações e ingressos no site: https://mam.org.br/exposicao/projeto-parede-cala-a-boca-ja-morreu/