BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

2ª quinzena de abril de 2023

Espetáculo de dança: Figural 

“Figural” é uma prosa corporal sobre os arquétipos que circundam a humanidade. Original de 1990, do artista Antonio Nóbrega, nessa remontagem, Tita traduz à sua maneira uma gama de personagens que passeiam por danças virtuosas, canções tocadas e cantadas e figuras cômicas. A apresentação testemunha um passado desenhado conforme as linhas do futuro. Além disso, revela traços de um Brasil antigo e inovador e mostra-se atemporal, como um chamado ao legado e à criação. Nas palavras de Nóbrega: “pequenas iluminuras do baú da nossa memória coletiva”.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/figural-2/


Exposição Carmézia Emiliano: A árvore da vida

A exposição está organizada em sete núcleos, os quais abordam desde temas relacionados à subjetividade da artista e à representação da figura humana até a vida em comunidade, manifesta em pinturas que mostram habitações coletivas e espaços de sociabilidade. Além disso destacam-se os registros da transmissão de saberes, as redes de apoio entre as mulheres e a relação de profundo respeito e cooperação com a natureza. Trata-se de uma obra fundamental para compreender modos de viver, pensar, representar e criar, tão singularizados por Carmézia Emiliano, numa perspectiva mais ampla, diversa e plural da arte e da cultura brasileira.

Até 11 de junho.

Mais informações em: https://www.masp.org.br/exposicoes/carmezia-emiliano-arvore-vida


Exposição imersiva Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina

“Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” é a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo. Entre as experiências proporcionadas, estão uma reprodução gigante do teto da construção, com recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, e uma reprodução em larga escala do ateliê do artista, com gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos do artista.

Até 30 de abril.

Mais informações em: https://michelangelocapelasistina.com.br/sao-paulo/


Instalação Escola Panapaná

Como parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea, a Pinacoteca de São Paulo recebe a instalação “Escola Panapaná”, de Denilson Baniwa. Trata-se de uma construção em três pavimentos cujo interior acolherá aulas de línguas e culturas indígenas, artes e música. A estrutura, que, no início, evoca a forma de um casulo, se transformará em uma mariposa ao longo do período em cartaz.

Até 30 de julho.

Mais informações em: https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/denilson-baniwa-escola-panapana/


Mostra Haegue Yang: Quase coloquial

“Quase coloquial”, a primeira grande mostra da artista sul-coreana Haegue Yang (1971) na América Latina, tem curadoria de Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, e consiste em cinco grupos de trabalhos distintos, em suportes diversos, com base em larga pesquisa conceitual da artista, reconhecida pela prática que passa por esculturas, instalações, obras em papel, fotografia, vídeo e escrita.

Até 28 de maio.

Mais informações em: https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/quase-coloquial/


Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação

No Museu da Língua Portuguesa, a dica é a mostra “Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação”, que propõe ao público uma imersão em uma floresta cujas árvores representam as famílias linguísticas que pertencem às línguas faladas pelos povos indígenas no Brasil.

Até 23 de abril de 2023.

Mais informações em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/memoria/exposicoes-temporarias/nhee-pora-memoria-e-transformacao/


Noite de Brinquedo – No Terreiro de Yayá

Peça infantojuvenil que parte da operação marioandradina de estudo e investigação das danças dramáticas do Brasil, mais especificamente do reisado cearense. O Clã do Jabuti conta, por meio da festa de reisado, a história da menina rainha Maria, que precisará entregar sua coroa e, com isso, encontrar um novo lugar. Questionando a ausência das mulheres nas brincadeiras, a heroína segue rumo à adolescência, mas não sem antes viver muitas aventuras e peripécias num universo de encantos e encantados no terreiro de Yayá. No dia 29/4, às 16h haverá o lançamento do livro “Noite de brinquedo”.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/noite-de-brinquedo-no-terreiro-de-yaya-2/