BIBLIOTECA
Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.
Dicas culturais
1ª quinzena de agosto de 2023
Agosto Indígena: uma imersão nos saberes e fazeres dos povos originários
Com diversas ações em 35 unidades do Sesc, o Agosto Indígena convida a todos para um exercício coletivo de valorização da diversidade dos povos originários no Brasil por meio de apresentações, oficinas, exibição de filmes, feira literária, vivências coletivas, contação de histórias e cursos.
Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/projetos/agosto-indigena/
Barbie Dreamhouse Experience
Em uma área de 650 metros quadrados, no Shopping JK Iguatemi, os fãs terão a oportunidade de explorar a icônica mansão rosa da Barbie, do glamouroso armário cheio de looks da moda à cozinha dos sonhos, desfrutando uma experiência imersiva e instagramável.
De 4 de agosto a 10 de setembro
Mais informações em: https://bileto.sympla.com.br/event/83939/d/206305
Diálogos latinos na Sala São Paulo
Entre julho e agosto, ao longo de quatro semanas, a Osesp colocará lado a lado a produção brasileira e com a de nossos vizinhos latino-americanos. Recebemos apenas regentes e solistas do México e das Américas Central e do Sul, em programas que também contarão com obras compostas nesses territórios.
Até 19 de agosto
Mais informações em: http://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx
Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses
A mostra traz uma seleção de 126 itens, incluindo alguns que surgiram há meio século e, ainda assim, mantêm sua popularidade. Haverá brinquedos desenvolvidos a partir de uma perspectiva que destaca a segurança e praticidade, jogos e personagens originários do Japão e que conquistaram o mundo, além de uma linha do tempo que narra a história do brinquedo a partir do período pós-guerra do Japão.
De 27 de junho a 12 de novembro
Mais informações em:
https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/doshin-os-encantos-dos-brinquedos-japoneses/
Exposição Marta Minujín: ao vivo
Primeira mostra panorâmica no Brasil de uma das artistas latino-americanas mais relevantes da sua geração.
A mostra articula mais de cem obras de Marta, de 1963 até hoje. Nos primeiros dias da exposição, o público é recebido pela Escultura de los Deseos, um inflável de 17 metros, no estacionamento da Pinacoteca, Edifício Luz. Em meio a diversas atrações, o público também poderá percorrer a Galeria Blanda (Galeria Mole), uma galeria de tramas e colchões multicoloridos. Tal instalação, de 1973, é feita com 200 colchões que preenchem, em conjunto com projeções, a 1ª sala expositiva.
Mais informações em:
https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/marta-minujin-ao-vivo/
Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum
Criado em 1990, o evento é considerado um dos mais importantes do mundo em sua categoria. Realizado no mês de agosto, sua programação inclui lançamentos brasileiros e produções internacionais inéditas e consagradas, além de homenagens e programas especiais.
De 4 de agosto a 3 de setembro
Mais informações em: https://kinoforum.org/
Mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro
A centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares. Essa é uma das principais premissas que norteiam o processo curatorial da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país, que será aberta em 2 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. A partir de 2024, uma parte da mostra circulará em espaços do Sesc por todo o Brasil, pelos próximos 10 anos.
De 3 de agosto a 28 de janeiro
Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/artistas-dos-brasis-arte-e-pensamento-negro/