BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

Dicas 1ª quinzena de maio 2024

40ª Feria del libro

O Colégio Miguel de Cervantes sedia sua 40ª feira do livro, evento que prestigia a literatura, convidando vários autores para ministrar rodas de conversas, palestras e oficinas, como: Andrea Ferrari, Caio Tozzi, Cassiana Pizaia, César Obeid, Cristiane Boneto, Eliana Alves Cruz. Fabián Severo, Gilles Eduar, Guga Stroeter, Ivo Minkovicius, José Roberto Torero, Luís Mauro Sá Martino, Milton Hatoum, Pedro Tavares, Raphael Montes, Santiago Beruete e Tânia Martinelli. Este ano, o tema da feira será “cultivoliterario: producción y consumo sustenible de literatura”, título que reflete a importância que a Instituição dá à literatura, cultivando e nutrindo todo o ano a sua prática.

De 23 a 25 de maio.

Mais informações em: https://www.cmc.com.br/feiradolivro2024/


Contação de histórias “Nosso Norte é o Sul: contos andinos da Patagônia argentina e chilena”

Nesta contação de histórias, ouvimos a história do sopro do “El erke”, que anuncia a chegada do inverno. O povo tehuelche precisa migrar em busca de alimento e abrigo. No retorno da longa jornada, subindo e descendo montanhas, encontra uma frutinha chamada “El calafate”, que carrega um grande mistério.

Dia 11 de maio.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/nosso-norte-e-o-sul-contos-andinos-da-patagonia-argentina-e-chilena/


Curso “Um panorama da autonomia zapatista no México”

O curso convida para uma reflexão sobre os 40 anos do Movimento Zapatista no México, jornada que se inicia com sua fundação em 1983, na Selva Lacandona, e se estende até os dias atuais. Com uma abordagem interdisciplinar, focamos o conceito de autonomia para abordar a história e as transformações da resistência indígena zapatista ao longo do tempo.

Até 10 de maio.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/um-panorama-da-autonomia-zapatista-no-mexico/


Espetáculo “Bertoleza”

O espetáculo musical “Bertoleza” é uma adaptação do livro O Cortiço, de Aluísio Azevedo, romance clássico da literatura naturalista brasileira. Dessa vez, Bertoleza é a personagem que conduz a trama cujo enredo retrata as dificuldades de existência naquela época (final do século XIX). Por meio dessa nova ótica, a protagonista coloca em diálogo histórias soterradas que, uma vez identificadas, fazem florescer a possibilidade de sonharmos com horizontes nos quais o respeito é possível.  

Até 12 de maio.

Mais informações: https://bertoleza.ibt.art/  


Exposição Imersiva de Salvador Dalí – “Desafio Salvador Dalí”

“Desafio Salvador Dalí” é uma exposição de arte com objetos, conteúdos e tecnologia de ponta apresentando fielmente mais de 100 obras icônicas de Salvador Dalí. Tudo isso sob supervisão direta da Fundação Gala-Salvador Dalí, fundada pelo próprio pintor surrealista.

Até 30 de junho.

Mais informações em: https://feverup.com/m/165644


Exposição “Quase Circo”

Carmela Gross realiza trabalhos em grande escala, os quais se inserem no espaço urbano e assinalam um olhar crítico sobre a arquitetura e a história urbana. Para além da diversidade dos contextos e das propostas elaboradas em cada caso, o eixo comum é o conceito básico de trabalhar na cidade. O conjunto de operações que envolvem a concepção do trabalho, o processo de produção e a disposição no lugar de exibição enfatiza a relação entre a obra e o espaço, entre a obra e o público.

Até 25 de agosto.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/carmela-gross-quase-circo/


Festival Pequeno Cineasta

A principal premissa do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) é, recorrendo ao olhar da infância e da juventude, mostrar o mundo por meio do cinema. O evento chega a sua 10ª edição trazendo um panorama da produção audiovisual nacional e internacional criada exclusivamente por crianças e jovens entre 8 e 17 anos. Em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo André, o evento, que sempre aconteceu no Rio de Janeiro, ocorrerá pela primeira vez em São Paulo.

Dias 9 e 11 de maio.

Mais informações em: https://pequenocineasta.com.br/festival/programacao/agenda/


Mediação de Leitura com a Cia Oya ô – “Leituras de Lá e de Cá”

“Leituras de Lá e de Cá” apresenta, por meio da literatura infantil com protagonismo negro, histórias que aproximam crianças, jovens, adultos e idosos da diversidade presente nas culturas africanas e afro-diaspóricas. Além do compartilhamento das histórias dos livros, as mediadoras apresentam algumas canções e brincadeiras africanas em diferentes idiomas, abordando a cultura de alguns países desse maravilhoso continente.

Até 11 de maio.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/leituras-de-la-e-de-ca-3/


Minha avó me contou e eu gosto de contar: histórias indígenas

Por meio da oralidade, a escritora e contadora de histórias Auritha Tabajara conta histórias ancestrais de seu povo, passadas por sua avó Francisca Gomes.

Lembrando-se das histórias que sua avó lhe contava, as crianças conhecerão a lenda do milho para o povo tabajara, Jurecê (o menino pajé), a sabedoria da onça e o lobo-guará, além da sagrada pedra encantada.

Até 11 de maio.