BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

DICAS DE JUNHO 2024 

12ª EDIÇÃO DO PORTUGAL FEST

A 12ª edição do Portugal Fest vai contar com apresentações musicais, arte, gastronomia típica e atividades para todas as idades. O cardápio está cheio de pratos com ingredientes típicos, como o bacalhau, a sardinha, alheiras, queijos e embutidos, com destaque para os pratos especiais, como o Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau à Brás, Bifanas, Pataniscas, entre outros. Já a programação cultural e musical vai contar com apresentações de músicas, danças e oficinas de azulejos portugueses abertas ao público. Sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 10h às 18h.

Local: Largo do Arouche – Centro, São Paulo.

Data: 15 e 16 de junho.


53º ARRAIÁ PAINEIRAS

A Festa Junina trará diversos estilos musicais, como forró, sertanejo, country e moda de viola. Além disso, haverá apresentações de diversos artistas, tais como: Inimigos da HP, Henrique e Diego, Grupo de Dança Sioux, Quadrilha, Valéria Soares e Banda, Ellis Justi, Texas Hammer, Victor Amorim, Grupo Red Fox, Fernando e Sorocaba, Dj Vander, Locutor e Parada Junina (apresentação de fanfarra junina).

Culinárias: alemã, árabe, portuguesa, italiana, japonesa, produtos do milho, churrasco, doces diversos, pipoca, vinho, entre outras.

Data: 7, 8 e 9 de junho.

Mais informações em ClubePaineiras.


ARRAIÁ DE MOEMA 

O Arraiá de Moema vai contar com tudo que uma verdadeira festa junina precisa! Muita animação, comidas frescas, música ao vivo, brincadeiras juninas e muita quadrilha.

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida de Moema.

Data: 22 e 23 de junho.


CARICATURAS: VOCÊ DE MENINO MALUQUINHO

Intervenção especial seguindo as comemorações em memória de Ziraldo. Ao visitar a biblioteca Parque Villa-Lobos, as crianças poderão ser desenhadas em caricatura em sua melhor versão do Menino Maluquinho. As artes poderão ser levadas para casa como um presente e uma homenagem à trajetória e ao legado do nosso eterno artista. Das 11h30 às 15h30, com Laudo Ferreira. Atividade presencial. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Data: 15 de junho.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – ARRAIÁS DO BRASIL: A LENDA DO BUMBA MEU BOI

A contação narra a história por trás do Bumba Meu Boi, a maior brincadeira do São João do Maranhão. As personagens principais são Catirina, o escravo Pai Francisco (seu marido), o Seu “Dotô” e o Curandeiro. O enredo gira em torno do amado boi Kalungá, o boi mais importante da fazenda, que tem sua língua cortada para saciar as vontades de uma grávida. O Bumba Meu Boi encerra o espetáculo com muita dança e música!

Local: Biblioteca do Sesc 14 Bis.

Horário: 16h30.

Data: 8 de junho.


BATE-PAPO: FERNANDA MONTENEGRO LÊ SIMONE DE BEAUVOIR

A premiada atriz Fernanda Montenegro apresenta uma leitura dramática de A cerimônia do adeus, obra cuja temática é a visão libertária elaborada por Simone de Beauvoir sobre o feminismo e, de forma comovente, sua ligação de vida junto a Jean-Paul Sartre.

Data: 20 de junho a 21 de julho.

Mais informações em breve no site do Sesc 14 BIS.


BATE-PAPO: A LITERATURA DE ALINE BEI

A escritora paulistana Aline Bei revisita suas obras O peso do pássaro morto e Pequena coreografia do adeus e aborda o processo criativo e a busca de uma voz autoral.

Data: 19 de junho.

Mais informações em breve no site do Sesc 14 BIS.


BATE-PAPO: DA LITERATURA À CENA – ADAPTAÇÃO DO ROMANCE “COPO VAZIO” PARA O TEATRO

O público é convidado a participar da discussão entre escritora e dramaturga, com mediação do encenador, sobre a adaptação de obras literárias para a linguagem teatral por meio do processo de adaptação do romance Copo vazio para o espetáculo teatral de mesmo título.

Data: 15 de junho.

Mais informações em SescSP.


EXPOSIÇÃO IMERSIVA “KLIMT E GAUDÍ, O IMPOSSÍVEL EXISTE”

A mostra, que atraiu 5 milhões de visitantes na Europa, na Ásia e na América do Norte, pretende levar o público a Barcelona e Viena, passando pelos vitrais da Sagrada Família, de Gaudí, e obras marcadas pelo uso do dourado e o estilo Art Nouveau característico de Klimt.

Data: a partir de 7 de junho.

Mais informações e ingressos no site Ingresso.com.   


EXPOSIÇÃO “LÍNGUAS AFRICANAS QUE FAZEM O BRASIL”

O dia a dia do povo brasileiro é atravessado pelas presenças africanas na forma como nos expressamos – seja na entonação, no vocabulário, na pronúncia ou na forma de construir o pensamento. É sobre essas presenças que trata a exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana e realização do Museu da Língua Portuguesa.

Até janeiro de 2025.

Mais informações em MuseuDaLinguaPortuguesa.


FESTA JUNINA VEGANA
Com entrada gratuita, a Festa Junina Vegana vai rolar todos os domingos do mês de junho, das 12h às 20h, no bairro da Barra Funda, trazendo dezenas de expositores com releituras veganas de receitas típicas de São João, além de forró ao vivo e arrecadação de ração para animais resgatados no Rio Grande do Sul. O evento também oferece opções sem glúten e sem açúcar.
Local:
Área Verde da Faculdade Oswaldo Cruz.

Data: 2, 9, 16, 23 e 30 de junho.
Mais informações em Sympla.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS E PRODUÇÃO DIGITAL

Neste curso, o aluno passará por todas as etapas do processo de criação de uma história em quadrinhos, contemplando o brainstorming, a criação de personagens, o desenvolvimento do roteiro, a produção, a edição e as possibilidades de publicação tanto impressa quanto online. Ao longo do curso, o aluno desenvolverá um projeto de HQ.

A aula será dividida entre uma parte teórica e uma parte prática, na qual os alunos serão guiados através do seu processo de produção, receberão feedbacks das atividades e poderão tirar dúvidas.

Data: 13 de junho a 4 de julho.

Mais informações em SescSP.


TEATRO: A FILHA PERDIDA
A filha perdida é uma adaptação teatral do romance de Elena Ferrante, que conta a história de uma mulher que abandona suas duas filhas. Duração: 70 min.

Data: 28 de junho a 28 de julho.
Mais informações em SescSP.


TEATRO: COPO VAZIO
Uma atriz e um ator tentam reconstruir a trajetória de Mirela e Pedro, personagens do romance Copo vazio, os quais viveram uma relação intensa durante 3 meses, até que Pedro desaparece da vida de Mirela sem maiores explicações.

Data: 1º de junho a 23 de junho.
Mais informações em SescSP.