INSTITUCIONAL

Jornada de Divulgação Científica e Matemática

Ensino Médio e Fundamental II

Evento aconteceu do dia 5 a 7 de junho e contou com grande programação de palestras e oficinas

Por: José Roberto Moreno de Souza Junior | 10 de junho de 2024.

A Jornada de Divulgação Científica e Matemática do Colégio Miguel de Cervantes começou na semana do dia 5 de junho para o Ensino Fundamental II e Médio. Nos dias 5 e 12 de junho, ocorreu uma oficina ministrada pelo biólogo e fotógrafo da natureza Felipe Simões. Ofertado aos alunos do 6º ao 9º ano interessados em participar do Concurso de Fotografia Matemática e Científica e organizado pelo Departamento de Ciências Naturais, o evento teve a técnica fotográfica como tema.

No dia 6, ocorreu o Congresso Divulga com mais de 60 projetos de pesquisa autorais de nossos alunos do Ensino Médio (tanto em apresentações individuais quanto em grupo). A programação também contou com palestras de especialistas convidados, como As tecnologias no Agronegócio Sustentável, com a zootecnista, mestre e MBA em Agronegócio Ana Paula Urtado, Transformando diversão em impacto científico, com o biólogo e fotógrafo de natureza Felipe Simões, A importância da educação financeira, com o economista Bruno Gomez Musa, De Alan Turing à IA generativa: o jogo da imitação, com o especialista em Tecnologia Educativa Antonio Abello Rovai, As tecnologias no agronegócio sustentável, com a zootecnista Ana Paula Curiacos Urtado, e Do laboratório ao mundo real, com o doutor em ciências e o engenheiro de materiais e nanotecnologia Everton Bonturim.

No dia 7, no teatro do Colégio, foram entregues medalhas e certificados aos alunos que se destacaram na exposição de seus projetos e aos que participaram das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), do Canguru de Matemática e da Olimpíada Nacional de Ciências de 2023 (ONC). Ademais, foram sorteados quatro ingressos para uma experiência escape room aos comunicadores destacados.

Canguru de Matemática

Menção honrosa
Gustavo Noda Cerqueira Salmeron

Andre Castillo Moeller
Lua Leder Mendes Belo
Filippa Marrone Lacaz Vieira

Medalha de bronze
Julia Oncala do Valle

Luiz Eduardo Castro Sanjuan
Renato Dagnoni de Oliveira

Medalha de prata
Stella Xavier Bustia

Maria Julia Rocha Andrade
Guilherme Pereto de Freitas Vidal
Pedro Castro Neves Ipina
Luca Saenz Marianetti

Medalha de ouro
Bruna Machado Camargo

Felipe Leal Sacramento
Pedro Camussi
Helena Assaf Andreotti
Davi Ribeiro Calado de Andrade
Gabriel Ozorio Quintanilha

Olimpíada Nacional de Ciências

Menção honrosa
Andre Castillo Moeller

Laura Almeida Lopes de Siqueira
Maria Clara Rocha Andrade
Nina Drago Dyna
Pedro Paulo Silveira de Mattos
Santiago Andres Coronel Mejias
João Onofre Editore
Leticia Fernandes Planas
Mirella Alvares Marques
Pedro Castro Neves Ipina
Rodrigo Dale Calfat Disessa

Medalha de bronze
Clara Silverstein de Campos

Julia Rodrigues de Labio
Leonardo Vintena Esteves

Medalha de prata
Beatriz Lupo Suster

Carlos Eduardo Ferreira
Julia Oncala do Valle
Manuela Uriarte Destailleur
Mariana Machado Abujamra

Medalha de ouro
Ana Babenco Simonsen

Anna Valle Vaz e Alves
Felipe Gallasso Polacchini
Helena Assaf Andreotti

Congresso Divulga – prêmio de melhor comunicação

Isabela Alonso Maimone, com o seguinte trabalho:
“Em que medida o acesso à internet se associa ao IDH de um país?”

Arthur Martins Munhoz e Felipe Taveira Lira, com o seguinte trabalho:
“La ley de Hooke y la constante elástica”

Iris Alkalay Brenman, com o seguinte trabalho:
“Em que medida os diferentes estilos musicais afetam a atenção seletiva de meninas de 16 anos, medida pelo teste de atenção Toulouse-Pieron?”

Helena Assaf Andreotti, Matte Dall’olio Duarte e Thales Delmanto Moussali, com o seguinte trabalho:
“FloNa: características ambientais, fauna e flora”

Pedro Peres Jaramillo, Henrique McDarby Arouche de Toledo e Lucas Corazza Pozzi, com o seguinte trabalho:
“Coquetel: como funciona o tratamento para a HIV?”

Antonio Benicio Ferreira Barreto e Enrico Madeira Regazzo, com o seguinte trabalho:
“Flame reaction and the Atomic eletron transition”

Bruna Machado Camargo, Bruna Ramos Cantalice, Mariana Gaviolle Medeiros e Flora Hernandes Erbella, com o seguinte trabalho:
“A Ilha das Cobras: explicando a Evolução”

Felipe Smith de Vasconcellos e Pedro Smith de Vasconcellos, com o seguinte trabalho:
“Acessibilidade de museus”

Mariana Barberis Poggi de Aragão, com o seguinte trabalho:
“A influência de diferentes períodos de luminosidade no ciclo da vida de uma joaninha”

Daniela Álvarez Alcalde, com o seguinte trabalho:
“Correlación entre la tasa de criminalidade y de la desigualdade de ingresos em diferentes países”

Héctor Collado Calle, com o seguinte trabalho:
“Investigación sobre la energia hidráulica: relación entre el volumen de agua y la generación de tensión em um generador hidráulico”

 

Ensino Fundamental I

De 20 a 24 de junho, jornada contou com uma programação diversificada

Por: Amanda Borges | 26 de junho de 2024

Nos dias 20, 21 e 24 de junho, o Colégio Miguel de Cervantes promoveu a segunda etapa do Cervantes Divulga 2024 com o Ensino Fundamental, um evento que integra conteúdos de Ciências, Ciências em Espanhol e Matemática, destacando-se pela qualidade e inovação pedagógica.

No dia 20, os alunos do 3º e 5º anos participaram de uma aula especial de Astronomia no planetário móvel, explorando as constelações das quatro estações, o Sistema Solar e finalizando com um clipe musical e um divertido passeio virtual de montanha-russa. Logo em seguida, as turmas do 2º ano investigaram biomas brasileiros, como Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia, organizando exposições com cartazes e maquetes, aprimorando suas habilidades de síntese, oralidade e comunicação.

Posteriormente, no dia 21, os discentes do 3º e 5º anos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação educativa sobre a história da chegada do homem à Lua ministrada pelo jornalista e apresentador Iberê Thenório. Sua abordagem divertida e envolvente capturou a atenção e o interesse dos alunos.

O evento culminou com uma estimulante disputa lógica, destinada a fomentar o pensamento crítico e o raciocínio lógico. Os estudantes do 5º ano foram incumbidos de pesquisar desafios para o 4º ano, incentivando uma dinâmica de aprendizado colaborativo. Além disso, os alunos do 3º ano desenvolveram jogos e apresentações visuais sobre Astronomia, demonstrando criatividade e aprofundamento no conteúdo aprendido.

A dedicação dos alunos e a diversidade das atividades reafirmam o compromisso do Colégio Miguel de Cervantes com uma educação inovadora e abrangente.