Formação de professores
Mapas Conceituais

Antonio Abello Rovai | 17 de março de 2014.

Formação de professores
No âmbito de uma política de promoção de constante atualização didática e metodológica que prepare sua equipe docente para os desafios da educação contemporânea, o Colégio Miguel de Cervantes oferece a seus professores um curso de formação em Mapas Conceituais. O curso, que se inicia esta semana e se estenderá até o mês de abril, será ministrado por especialistas da Universidade de São Paulo (USP/Leste), Paulo Rogério Miranda Correia e María Elena Infante-Malachias.

O que é um mapa conceitual1
Um mapa conceitual é uma ferramenta gráfica usada para organizar e representar o conhecimento. Constrói-se a partir de vários conceitos e das relações entre eles indicadas por uma linha conectiva que une um conceito a outro, mostrando a hierarquia, multidirecional e não necessariamente linear de proposições. A aplicação dessa ferramenta na aprendizagem se baseia nas teorias de David David Ausubel e de Joseph Novak. Segundo Ausubel, o conhecimento se expande a partir das experiências do sujeito e de seus conhecimentos prévios, de forma não-linear, estrelada (tal como o são as ramificações de uma árvore, a linguagem web baseada em hiperlinks y os próprios mapas conceituais). De acordo com essa teoria, o aprendizado é significativo quando se constrói um novo conhecimento e esse se integra à nossa estrutura cognitiva anterior, ao que já conhecíamos. É por isso que os mapas conceituais potencializam a aprendizagem na medida em que sua elaboração é um exercício de profunda reflexão e de organização da informação, que revela a relação entre diferentes conceitos e, por sua vez, demonstra como esses se relacionam com a estrutura do aprendiz.
O software CmapTools, desenvolvido por Novak no Institute for Human and Machine Cognition (Pensacola, Estados Unidos), além de possibilitar a elaboração de mapas conceituais digitais, também permite seu compartilhamento na rede. Com isso, não apenas se abre um espaço que favorece o desenvolvimento de habilidades individuais entre os estudantes, mas também se potencializa a aprendizagem colaborativa e interativa entre pares.

O software CmapTools, desenvolvido por Novak no Institute for Human and Machine Cognition (Pensacola, Estados Unidos), além de possibilitar a elaboração de mapas conceituais digitais, também permite seu compartilhamento na rede. Com isso, não apenas se abre um espaço que favorece o desenvolvimento de habilidades individuais entre os estudantes, mas também se potencializa a aprendizagem colaborativa e interativa entre pares.

Por um modelo de aprendizagem criativo e inovador
Para Joseph Novak, discípulo do psicólogo e pedagogo norte-americano David Ausubel (1918 – 2008), o modelo de aprendizagem hegemônico nas escolas do século passado, e que ainda predomina no princípio deste, contribuiu muito mais para inibir a criatividade do que para desenvolvê-la. Na escola convencional, segundo Novak, “a principal atividade do docente tem sido apresentar informação que se deve aprender e realizar exames ou provas nas quais se recorde essa informação”, e acrescenta que “esse tipo de práticas favorece o aprendizado mnemônico e ajuda muito pouco que os estudantes desenvolvam estruturas cognitivas amplas, criativas e poderosas.” A partir dessas conclusões e de acordo com a teoria de Ausubel, Novak desenvolveu métodos e recursos didáticos, como os mapas conceituais, que favorecem uma pedagogia que amplia as possibilidades de aprendizagem mais reflexiva, criativa e significativa por parte dos estudantes, considerando também que “cada vez com maior frequência, as sociedades percebem que a criatividade é uma meta necessária de alcançar durante a escolaridade, não apenas pela satisfação pessoal, senão também pela inovação, que é necessária para em uma economia global.”

Paulo Rogerio Miranda Correia
Professor Doutor de Química da Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste). Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Mapas Conceituais no qual se dedica ao estudo do uso dessa ferramenta para a gestão da informação e do conhecimento.

María Elena Infante-Malachias
Professora de Biologia e Ciências Naturais pela Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación de Chile e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste). Coordena o Grupo de Pesquisa de Ensino de Ciências e Biologia Cultural nas áreas de Iniciação Científica e Pós-graduação


1Alberto J. Cañas & Joseph D. Novak. ¿Qué es un Mapa Conceptual? (Institute for Human and Machine Cognition)
Disponible en: http://cmap.ihmc.us/docs/mapaconceptual.html (acceso en 14/03/2014)