Projetos pedagógicos com suporte tecnológico
Antonio Abello Rovai | 4 de abril de 2013
Nesta página, publicamos periodicamente notícias de projetos desenvolvidos pelos alunos e professores do Colégio Miguel de Cervantes orientados ao uso dos recursos tecnológicos entendidos como instrumentos colaborativos e interativos de produção de conhecimento.
Os princípios que fundamentam esses projetos baseiam-se na concepção do uso da tecnologia como estratégia capaz de contribuir para a promoção de práticas pedagógicas nas quais a atuação do professor não se limite a fornecer informação a seus alunos, mas que intensifique a mediação de interações de modo que os estudantes possam “tornar-se responsáveis pela aquisição de seus conhecimentos, usando o computador para buscar, selecionar e inter-relacionar informação significativa na exploração, reflexão, representação e depuração de suas próprias ideias” (Almeida, 2000)1.
Esta é a resposta aos desafios que enfrentamos na atualidade: preparar nossos alunos para as novas competências que nos exige o século XXI.
1ALMEIDA, Maria Elizabeth. Informática e formação de professores v. 1. Série Estudos. Educação a Distância. Brasília: MEC. 2000