Guia Informativo 2025

Clique para acessar a página correspondente









EXTRACURRICULARES

Cursos Extras 2025

Períodos

1º semestre:

  • Do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio: início das aulas dia 3/2
  • Infantil: início das aulas dia 10/2
  • Último dia do 1º semestre para todos: 27/6

2º semestre:

  • Início: 31/7 (A matrícula dos cursos extras é anual; alunos já matriculados no 1º semestre permanecem matriculados no 2º semestre).
  • Fim do 2º semestre:
  • Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio: 28/11
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental 1: 5/12

Preços e formas de pagamento

O valor dos cursos está informado na grade dos cursos extras que poderá ser consultada na nossa página na Internet e refere-se à anuidade dividida em 9 parcelas mensais (de fevereiro a junho e de agosto a novembro).

A anuidade dos cursos extras é reajustada tendo como parâmetro o índice aplicado à anuidade escolar. As parcelas mensais serão cobradas ao final do mês cursado juntamente com a mensalidade escolar.

Inscrições 2025

A partir das 0h00 do dia 12 de dezembro de 2024

1- Para alunos do colégio, exclusivamente através do Portal da família:

  • Após o recesso escolar, será enviada uma confirmação da matrícula e informações adicionais sobre o funcionamento dos cursos.
  • Caso não receba essa confirmação de matrícula até 24/1, entre em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828/1833 (Thainá).
  • Quando as vagas do curso desejado estiverem esgotadas: consulte periodicamente o portal, pois novas vagas podem surgir em função de eventuais cancelamentos;

    2 – Para cursos para adultos, a inscrição deverá ser realizada pelo site do colégio:
    https://www.cmc.com.br/cursos-extras-inscricoes/

Importante

Quórum mínimo: as aulas dos cursos extras somente terão início após terem atingido o quórum mínimo estipulado[1] até o dia 24/1. Após essa data, o início das aulas estará condicionado ao atingimento do número mínimo de inscrições. Os cursos que não atingirem o quórum até o final de fevereiro serão cancelados definitivamente.

Participação e inscrições ao longo do ano

Só poderão assistir às aulas os alunos inscritos e cujos nomes, por conseguinte, estiverem na lista de presença.

Novas inscrições devem ser realizadas pelo Portal da Família, preferencialmente até a última semana do mês anterior ao do início das atividades ou até o dia 15 do mês em curso.

Após a inscrição, será enviada uma confirmação de matrícula por e-mail, observando os seguintes critérios:

  1. Para inscrições recebidas na 1ª quinzena do mês (exceto em dezembro, janeiro e julho), as confirmações serão enviadas em até um dia útil e o aluno poderá frequentar as aulas imediatamente após o recebimento da confirmação de matrícula.
  2. Para inscrições recebidas na 2ª quinzena dos meses em que há cursos extras, as confirmações serão enviadas na semana anterior à do início do próximo mês e o aluno deve aguardar o início do mês para frequentar as aulas.

Caso não receba a confirmação de matrícula, solicitamos entrar em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828/1833 (Thainá).

Cancelamentos

Todo cancelamento deve ser feito pelo Portal da Família até a 1ª quinzena de cada mês (Secretaria/Requerimentos). Após esse período, só será efetuado no mês seguinte. O não comparecimento às aulas não exclui a cobrança.

Aulas experimentais

Os alunos podem participar de aulas experimentais na primeira quinzena do mês. Para isso, os pais devem efetuar a inscrição normalmente e, se o aluno não quiser dar continuidade ao curso, pode cancelar a matrícula antes do dia 15; nesses casos, a cobrança será cancelada.

Almoço às quartas e sextas-feiras

Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental:

  • A participação em algum dos cursos oferecidos às quartas e sextas-feiras implica, também, a inscrição automática para fazer uso do refeitório no horário do almoço nesses dias.
  • O período de almoço é acompanhado e supervisionado por professores e estagiários de Educação Física.
  • Alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental que desejem participar de cursos cujo horário de início seja às 14h30, às 4as ou 6as feiras, devem matricular-se também em alguma modalidade oferecida no horário das 13h30 às 14h30.

Alunos do 6º ano em diante: o almoço no refeitório é opcional e cobrado de acordo com a utilização.

Saídas antecipadas às quartas e sextas-feiras

  • Por questões de organização interna, os alunos que eventualmente não puderem ficar para suas atividades às quartas ou sextas-feiras, deverão sair junto com os demais ao final do horário curricular (12h35), e:
  • Saídas antecipadas serão liberadas apenas após o início da 1ª atividade extra: o responsável pelo aluno deverá solicitar a saída pelo APP (até 1 hora antes do término do horário curricular), informando o horário da saída e quem virá retirar o aluno.

Comunicados sobre cursos extras entre a família e a escola

Deverão ser feitos pelo aplicativo do colégio até 1 hora antes do término do horário curricular. A mensagem deve conter o nome completo do aluno e o curso em que está matriculado. Dessa forma, garante-se que os recados sejam encaminhados e as providências solicitadas sejam tomadas.

Direitos e deveres e normas de convivência

Por tratar-se de atividade acadêmica, o regulamento de conduta do Colégio vigorará normalmente durante os cursos extras.

Atrasos

A participação em aulas extracurriculares quando o aluno não tenha comparecido às aulas do período curricular estará sujeita à apresentação de um documento que justifique o atraso (atestado médico, comunicado prévio ou justificativa posterior dos responsáveis na agenda).

Material

O aluno deve trazer consigo o material necessário para o seu curso extra. Em caráter excepcional, há uma tolerância de três ocorrências ao ano para a entrega de materiais durante o período das aulas. Isto deve ocorrer, assim como no que se refere aos comunicados, até 1h antes do término do horário curricular, garantindo assim que o material seja entregue ao aluno a tempo de se preparar corretamente para o curso extra.

Todos os pertences dos alunos devem identificados com o nome completo.

Lanche

Educação Infantil: é fornecido aos alunos que permanecem na escola às 4as e 6as feiras à tarde, para duas ou mais atividades de cursos extras.

1º ano em diante: recomenda-se que os alunos tragam um lanche rápido e que possa ser mantido na mochila. A entrega posterior de lanches obedecerá a mesma regra de entrega de material.

Cantina escolar: somente alunos do 4º ano em diante podem frequentar a cantina escolar para compra e consumação.

Participação dos pais

Assim como no período curricular, não é permitida a presença dos pais no recinto das aulas. Em caso de necessidade de conversar com o professor de determinado curso, deve-se enviar uma solicitação por APP ou e-mail ao DACE, que a encaminhará ao destinatário.

Saída dos cursos extras

Área de embarque e desembarque do estacionamento coberto.

Departamento de Atividades Complementares e Extracurriculares

dace@cmc.com.br
(11) 3779.1833/1861